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Um problema que poderia surgiu no futuro foi resolvido graças a um novo acordo firmado entre o Spotify e Warner Music Group. As empresas firmaram uma nova parceria que permite a manutenção do catálogo da plataforma de streaming musical.
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O acordo ainda promete impulsionar a colaboração entre as empresas para moldar o futuro do setor. E estabelece uma abordagem que busca recompensar melhor os artistas que têm maior impacto na plataforma.
Spotify precisava renovar licenças de uso de músicas
- O Spotify, assim como outras plataformas de streaming, não é uma gravadora.
- Isso significa que seu catálogo é composto por músicas licenciadas por diversas gravadoras.
- A questão é que, para manter no catálogo os maiores sucessos da indústria, assim como lançamentos recentes, a empresa precisa renovar constantemente estas permissões de uso.
- E foi exatamente isso o que aconteceu agora.
- O próprio Spotify confirmou a nova parceria (veja aqui).

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Iniciativa também trata da remuneração aos artistas
Além de garantir a continuidade do vasto catálogo da Warner no Spotify, o novo acordo busca impulsionar a colaboração entre elas para moldar o futuro do streaming audiovisual. Segundo o anúncio oficial, a parceria trará experiências aprimoradas para os fãs, expandindo o catálogo de músicas e vídeos, além de explorar novos modelos de assinaturas pagas e pacotes de conteúdo diferenciados.
A parceria ainda prevê o avanço no modelo de royalties baseado em “artistas centrais”, uma abordagem que busca recompensar melhor os artistas que têm maior impacto na plataforma. Além disso, a Warner Chappell Music, divisão editorial da gravadora, passará a contar com um modelo de licenciamento direto em diversos países, incluindo os Estados Unidos, beneficiando compositores e ampliando as possibilidades de monetização.

Robert Kyncl, CEO da Warner Music Group, destacou a importância do acordo para o setor: Ele afirmou que a iniciativa “traz novos benefícios para artistas, compositores e fãs, desbloqueando oportunidades de colaboração que ampliam o ecossistema da música”. Já Daniel Ek, fundador e CEO do Spotify, reforçou o compromisso da empresa com inovação: “Estamos expandindo os limites do que é possível para audiências ao redor do mundo, tornando as assinaturas musicais mais atrativas e apoiando artistas e compositores”.