Chatbots de Musk poderiam substituir funcionários nos EUA?

Departamento de Eficiência Governamental estaria desenvolvendo chatbot para analisar dados e rascunhos de agência independente
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 07/02/2025 18h01
Imagens de Donald Trump e Elon Musk
(Imagem: bella1105 / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Liderado pelo empresário Elon Musk, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, estaria desenvolvendo um chatbot com inteligência artificial (IA) para melhorar o desempenho de funcionários federais no novo mandato de Donald Trump.

De acordo com o WIRED, a tecnologia seria utilizada inicialmente por 12.000 pessoas que atuam na Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês), que gerenciam contratos de TI e infraestrutura de todos os prédios e escritórios do governo americano.

Na prática, a IA — denominada “GSAi” — seria aplicada para analisar dados e rascunhos de documentos da GSA, uma agência governamental independente. Isso poderia ajudar na transcrição de memorandos mais rapidamente, por exemplo. 

chatbots
IA seria usada para facilitar transcrição de memorandos (Imagem: Owlie Productions/Shutterstock)

Em um áudio obtido pela reportagem, o chefe do Technology Transformation Services da GSA, Thomas Shedd, disse que o projeto não é novo e já estava em andamento. “O que é diferente é potencialmente construir todo esse sistema internamente e construí-lo muito rapidamente”, disse o engenheiro mecânico que trabalhou na Tesla por oito anos.

Havia a expectativa de que o DOGE utilizasse um software já existente, incluindo o Gemini, do Google, mas, de acordo com o site, as tecnologias disponíveis atualmente não fornecem a quantidade de dados demandadas pelo departamento.

Leia Mais:

O plano de “otimização” é ainda maior…

  • A implantação de “agentes de codificação de IA” também é uma prioridade do DOGE.
  • São ferramentas que podem auxiliar os engenheiros a gerar, editar e responder perguntas sobre código de software automaticamente, reduzindo erros e aumentando a produtividade, segundo a WIRED.
  • Recentemente, a equipe liderada por Shedd — que, aliás, é majoritariamente formada por jovens universitários — testou o Cursor, um assistente desenvolvido pela Anysphere.
  • A startup tem como investidores Thrive Capital e Andreessen Horowitz, ambos com conexões com Trump.
  • Enquanto isso, o governo tenta enxugar a máquina pública, reduzindo o orçamento da GSA pela metade, por exemplo.
  • Recentemente, a Justiça barrou o plano de demissão voluntária que atinge quase dois milhões de funcionários públicos nos Estados Unidos.
Fachada da Casa Branca
Casa Branca tenta emplacar plano de demissão voluntária (Imagem: Chiarascura/Shutterstock)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.