(Imagem: kovop / Shutterstock.com)
As autoridades francesas iniciaram uma investigação sobre o X (Twitter), de propriedade de Elon Musk, após alegações de que a empresa manipula seus algoritmos para distorcer o discurso.
A rádio franceinfo informa que o gabinete do promotor público de Paris (França) recebeu, em 12 de janeiro, um relatório do legislador francês Eric Bothorel, que criticou os “algoritmos tendenciosos” da plataforma e afirmou que isso, provavelmente, afetou a operação do sistema automatizado de processamento de dados do X.
Como resultado, a seção de crimes cibernéticos do gabinete foi encarregada de realizar investigações e verificações técnicas sobre as alegações.
Leia mais:
O X foi acusado de manipular seus sistemas de recomendação para dar maior visibilidade a políticos e movimentos de extrema-direita, especialmente ao partido Alternative für Deutschland (AfD), da Alemanha.
Elon Musk, em diversas ocasiões, expressou apoio ao partido, chegando a participar virtualmente de um evento de campanha no mês passado.
O AfD tem ganhado apoio nas pesquisas, estando em segundo lugar para as próximas eleições gerais da Alemanha, marcadas para 23 de fevereiro, o que aumenta a pressão sobre o X em relação a suas práticas de moderação e influência política.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de fevereiro de 2025 02:01