Cobras são inteligentes? Saiba qual espécie se destaca

As cobras-rei se destacam pela astúcia na caça, memória e comportamento único entre os répteis
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 09/02/2025 04h24
cobra rei
Imagem: KobchaiMa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A inteligência animal é um tópico fascinante e amplamente debatido, com algumas espécies, como as abelhas e falcões, impressionando com suas habilidades cognitivas. Mas e as cobras? Embora as serpentes sejam um dos grupos de répteis mais antigos e prolíficos, sua inteligência é menos estudada.

No entanto, dentro do mundo das cobras, a cobra-real (Ophiophagus), com seu tamanho impressionante de até 5,6 metros, se destaca como uma das mais inteligentes, como revela o IFL Science.

As cobras-reais não são apenas as maiores serpentes venenosas do mundo, com um veneno neurotóxico capaz de matar até grandes animais como elefantes, mas também demonstram comportamentos astutos na caça.

Elas utilizam suas habilidades cognitivas para caçar estrategicamente, incluindo outras cobras venenosas, o que exige uma memória e adaptação impressionantes. Além disso, essas cobras são as únicas conhecidas por construir ninhos para seus filhotes, uma característica rara no reino animal.

Leia também:

A inteligência das cobras não é algo amplamente estudado – Imagem: Agro20/Reprodução

Cobras-reais conseguem se adaptar a algumas situações

  • Apesar de sua natureza tímida, as cobras-reais são capazes de se lembrar de seu ambiente, de seus tratadores, e até de tarefas simples, como aquelas usadas para exames médicos, quando mantidas em cativeiro.
  • Embora as cobras em geral não sejam tão estudadas em termos de inteligência como outros animais, evidências anedóticas mostram que elas são capazes de reconhecer pessoas, lugares e rotinas, o que reflete um nível de inteligência adaptativa significativo.
  • Além disso, outras cobras da mesma família (Elapidae), embora menos agressivas e mais dóceis, também mostram uma boa capacidade de adaptação ao seu ambiente.

Técnicas de “treinamento de toque“, que ensinam cobras a associar certos sons à alimentação, demonstram que elas podem aprender rapidamente e se adaptar a novos padrões.

Portanto, embora a inteligência das cobras ainda seja um tema em aberto, a cobra-real, em particular, se destaca como uma das mais cognitivamente sofisticadas entre os répteis.

Ainda há descobertas a fazer sobre a inteligência das cobras, apesar de existirem espécies que mostram mais capacidades – Imagem: caioacquesta/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: