Serviço salvou homem da cadeia (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)
Hoje, praticamente, toda a nossa vida está armazenada na internet. Isso pode ser algo bastante negativo, mas, também, pode haver vantagens. Um homem de 27 anos, por exemplo, conseguiu provar sua inocência usando dados de sua conta no Google.
Ele foi acusado de participar de um assalto a uma joalheria em Tianguá (CE). No entanto, o indivíduo demonstrou que, no mesmo dia, estava em Luiz Eduardo Guimarães (BA), que fica a cerca de 1,4 mil km de distância do local do crime.
Segundo o g1, tudo isso foi possível graças ao Google Takeout. Esta ferramenta reúne informações criadas por todos os serviços da empresa que o usuário utiliza. Além disso, ela possui fotos postadas nas redes sociais.
Com as provas de que o homem estava na Bahia no dia do crime, a família do acusado entrou com pedido no Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos da Defensoria Pública em Sobral (CE). No entanto, foi necessário parecer de técnicos da Defensoria Pública do Estado do Ceará.
A equipe confirmou que os dados eram reais, descartando qualquer possibilidade de manipulação ou adulteração das imagens. A Justiça, então, aceitou o pedido da defensoria para revogar a ordem de prisão e retirar a acusação contra o indivíduo.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de março de 2025 08:33