IA faz barulho nos comerciais do Super Bowl

Empresas como Meta, Google e OpenAI investiram nos caros comerciais do Super Bowl, evento de maior audiência da TV americana
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 10/02/2025 17h25, atualizada em 10/02/2025 18h58
super bowl
Imagem: bella1105 / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Super Bowl deste ano, que aconteceu no último domingo (9), trouxe um foco inédito na inteligência artificial (IA), com várias empresas destacando suas inovações em comerciais milionários no evento que alcança a maior audiência do ano na televisão nos Estados Unidos.

A OpenAI estreou no Super Bowl com seu primeiro anúncio, promovendo o ChatGPT. O comercial usou uma animação pontilhista para simbolizar grandes marcos históricos, com o foco no surgimento da IA generativa. As reações foram mistas, refletindo a polarização em torno da empresa.

Logomarca do ChatGPT em tela de celular colocado na frente de imagem de logomarca da OpenAI
A OpenAI estreou no Super Bowl com um comercial sobre o ChatGPT (Imagem: One Artist/Shutterstock)

Estrelas de Hollywood estiveram nos comerciais

O Google apresentou seu chatbot Gemini, com um anúncio emocional sobre um pai utilizando a IA para equilibrar a vida profissional e pessoal.

A Meta promoveu os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, estrelados por Chris Hemsworth e outros famosos, visando aumentar o apelo dos dispositivos com IA.

A Salesforce exibiu um anúncio com Matthew McConaughey, mostrando como a IA pode melhorar a experiência do cliente com sua plataforma Agentforce.

Leia mais:

O site GoDaddy lançou o “Airo”, uma ferramenta de IA para ajudar pequenas empresas a criar logotipos e sites, com Walton Goggins demonstrando o produto. A Cirkul fez uma brincadeira com a IA, mostrando um erro no pedido de uma garrafa de água, destacando as falhas imprevistas da tecnologia.

Além disso, diversas startups, como a Ramp, também investiram em anúncios no evento. O Super Bowl de 2025 foi o primeiro marcado pela presença significativa da IA no cenário publicitário, uma tendência que deve seguir nas edições seguintes.

Além dos valores altos para anunciar no Super Bowl, as empresas de IA investiram para colocar atores famosos nos comerciais de seus produtos – Imagem: rafapress/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.