Nova palavra é adicionada ao nosso dicionário, saiba o significado de “nomofobia”

O termo foi incorporado ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa pela Academia Brasileira de Letras (ABL)
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 11/02/2025 11h49
letras-1-1920x1080
Imagem: LAHMZ/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O dicionário é algo em constante transformação. Isso acontece porque o mundo está sempre mudando, criando a necessidade do desenvolvimento de novas palavras e conceitos que traduzam o que está acontecendo.

Esses neologismos ou expressões ampliam nossa capacidade de comunicação e compreensão do mundo, dando vazão a transformações culturais e tecnológicas que vivemos. E é exatamente o que acontece com a língua portuguesa.

Nomofobia, o que é?

  • A Academia Brasileira de Letras (ABL) anunciou a incorporação de uma nova palavra no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp): Nomofobia.
  • O termo descreve o medo patológico de ficar sem acesso ao telefone celular ou a dispositivos eletrônicos similares, como tablets e computadores.
  • Essa condição reflete a dependência moderna em relação à tecnologia, especialmente no que diz respeito à conectividade com a internet, redes sociais, aplicativos e contatos.
  • A palavra é derivada do inglês nomophobia, uma combinação de no mobile (sem celular) e phobia (medo).
Pessoa utilizando o celular
É quase impensável viver sem celular hoje (Imagem: chainarong06/Shutterstock)

Leia mais

Outras palavras adicionadas ao VOLP

Além de Nomofobia, a língua portuguesa ganhou outras palavras. É o caso de apneísta, que se refere a um atleta que pratica o mergulho em apneia, uma modalidade em que o mergulhador prende a respiração voluntariamente para permanecer submerso pelo maior tempo possível, atingir grandes profundidades ou percorrer distâncias.

Outro termo é criovulcão, um tipo de vulcão encontrado em corpos celestes gelados, como luas de planetas distantes, que emite substâncias como vapor de água, gelo, amoníaco e metano, em vez de lava. Esses fenômenos geológicos ocorrem em ambientes extremamente frios e são estudados pela astrobiologia, pois podem indicar a presença de condições propícias à vida.

O nosso vocabulário também passa a contar com a palavra handbike. Ela designa um veículo adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, como paraplégicos e tetraplégicos, que funciona como uma bicicleta impulsionada pelas mãos, por meio de manivelas. Pode ser usada para passeios, competições esportivas ou atividades de lazer, e alguns modelos incluem encostos para maior conforto.

Microplástico também se tornou uma palavra do português (Imagem: SIVStockStudio/Shutterstock)

Além disso, o microplástico passa a fazer parte oficialmente da língua portuguesa. A palavra define as partículas de plástico que medem entre 0,001 mm e 5 mm. O termo ganhou destaque com a crescente conscientização sobre os impactos da poluição plástica.

E por fim, a palavra petricor, que é o aroma característico que surge quando a chuva cai sobre o solo seco, especialmente em dias quentes. Esse fenômeno ocorre devido à liberação de óleos vegetais e compostos químicos presentes no solo, que são ativados pelo impacto das gotas de chuva.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.