Crédito: Shannon Farris/Virginia Tech
Neurocientistas da Virginia Tech descobriram um processo mitocondrial fundamental para o aprendizado, memória e reconhecimento social, focando na região CA2 do hipocampo, responsável pela memória de reconhecimento social.
O estudo, publicado no Scientific Reports, revela o papel do uniportador de cálcio mitocondrial (MCU), uma proteína que regula o fluxo de cálcio nas mitocôndrias e fortalece as conexões neurais, um processo crucial para a plasticidade sináptica e a função cognitiva.
A pesquisa demonstrou que as mitocôndrias nos neurônios CA2 são distintas, variando conforme a localização dentro do neurônio, com as mitocôndrias nas extremidades dos dendritos dependentes do MCU para sua função.
Leia também:
Ao excluir o gene MCU em camundongos, os cientistas observaram uma interrupção na plasticidade sináptica das conexões mais distais, o que pode contribuir para a vulnerabilidade dos neurônios CA2 em distúrbios neurológicos, como Alzheimer e autismo.
Com o uso de inteligência artificial e microscopia eletrônica, os pesquisadores mapearam a estrutura mitocondrial nos dendritos com alta precisão, abrindo novos caminhos para pesquisas futuras sobre terapias que possam preservar a função mitocondrial e retardar a neurodegeneração.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de fevereiro de 2025 16:52