Imagem: jkbeachtour/Shutterstock
Cientistas da NASA e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) chegaram a conclusão de que partes da Califórnia estão afundando. Isso significa que o nível do mar pode subir mais do que o dobro do previsto anteriormente nessas áreas.
A descoberta foi feita a partir do uso de um radar de satélite para estudar a elevação do solo ao longo da costa da região. Em pontos críticos como San Rafael e Foster City, na área da baía de São Francisco, o solo está se movendo cerca de 10 milímetros por ano.
Leia mais
Os cientistas explicam que os afundamentos de terra fazem parte de um processo chamado “movimento vertical da terra”. Eles são impulsionados principalmente por processos naturais, como o movimento das placas tectônicas.
No entanto, fatores humanos, como o bombeamento de águas subterrâneas, também podem causar o fenômeno. As mudanças climáticas, por exemplo, estão derretendo geleiras e expandindo a quantidade de águas nos oceanos, o que diminui o tamanho da costa.
O movimento vertical da terra é considerado difícil de prever, mas o novo estudo destaca que é um fator importante a ser incluído nas previsões de quanto do oceano subirá nas próximas décadas. Lembrando que milhões de pessoas podem ser obrigadas a deixar suas casas em função da elevação das águas.
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de fevereiro de 2025 21:02