O sistema de transferências Pix apresentou instabilidades na manhã desta quinta-feira (13 de fevereiro), afetando clientes de diversas instituições financeiras no Brasil. O Banco Central afirma que o problema aconteceu devido a uma atualização no mecanismo de consultas às chaves do Pix, mas que ele já foi resolvido.
De acordo com o Downdetector, site especializado em monitorar falhas em serviços online, houve um pico de relatos de problemas em páginas relacionadas ao Pix, ao Banco Central do Brasil e a bancos como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander, entre outros.
Na página específica do sistema de transferências, as notificações de problemas chegaram a 4.328 pouco depois das 9h da manhã.

Nas redes sociais, usuários reclamaram da dificuldade em realizar transferências via Pix, citando falhas na finalização das transações e mensagens de erro nos aplicativos bancários. Alguns relataram a necessidade de buscar alternativas devido à indisponibilidade do sistema. Confira alguns relatos de usuários que expuseram a instabilidade nas redes sociais:
Tô aqui com fome sem poder comprar o pão pq o itau decidiu que não vai fazer mais pix
— Confraternização de Firma (@Confratern) February 13, 2025
O pix está fora do ar e é geral. Bom dia @BancoCentralBR !! pic.twitter.com/OBREpftpbo
— Levi 💻 (@llevi_souza) February 13, 2025
Gente, o pix está fora do ar? Alguém tem info?@BancodoBrasil pic.twitter.com/NzhVmfK8Om
— Adriana (@driwaldorf) February 13, 2025
Leia mais:
- Nubank caiu? Usuários relatam falhas em Pix e login no app
- 10 golpes de Pix para ficar de olho em 2025 e se proteger
- PIX: golpes podem causar prejuízo de R$ 11 bilhões até 2028
Segunda falha no Pix em menos de uma semana
O Olhar Digital entrou em contato com o Banco Central e recebeu a seguinte nota sobre a instabilidade:
Na manhã desta quinta-feira (13/2), o Banco Central identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix. Isso causou uma instabilidade momentânea no sistema. O problema foi resolvido e o sistema funciona normalmente.
Banco Central do Brasil

Esta é a segunda ocorrência de falha no Pix em menos de uma semana. Na última sexta-feira (7 de fevereiro), o sistema também enfrentou instabilidades devido a uma falha na Rede do Sistema Financeiro Nacional, conforme informado pelo Banco Central na ocasião.