Dispositivos da Apple podem ajudar a trazer avanços na área da saúde

A Apple lançou um amplo estudo de saúde usando dados dos donos de seus produtos, que vão ajudar a desenvolver recursos para tratar pacientes
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 13/02/2025 07h20
dispositivos apple
Imagem: Shahid Jamil / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple anunciou o lançamento do Apple Health Study, um novo estudo de pesquisa que visa coletar dados de iPhones, Apple Watches e AirPods para explorar relações entre diferentes áreas da saúde, tanto física quanto mental.

Ao contrário de esforços anteriores, este estudo não tem um foco específico, abordando temas como atividade, envelhecimento, saúde cardiovascular, saúde respiratória, cognição e mais.

O estudo será realizado em parceria com o Brigham and Women’s Hospital, vinculado à Harvard Medical School, e terá duração de cinco anos, podendo ser estendido.

Leia mais:

Novo projeto visa coletar dados de dispositivos da Apple para acelerar descobertas científicas e aprimorar recursos de saúde – Imagem: Apple

Número de pessoas analisadas será o diferencial do estudo

  • A pesquisa utilizará dados de um grande número de participantes, oferecendo uma escala muito maior do que estudos tradicionais, o que pode revelar novas conexões entre fatores de saúde ainda desconhecidos.
  • Com uma amostra ampla e diversificada, o Apple Health Study também poderá identificar lacunas nas pesquisas tradicionais e acelerar descobertas importantes.
  • Além disso, a Apple espera que o estudo leve à criação de recursos proativos, como detectar precocemente problemas de audição para prevenir o declínio cognitivo no futuro.

Embora não se espere resultados tangíveis neste ano, a Apple está comprometida em continuar desenvolvendo esses recursos nos próximos anos, com exemplos de inovações anteriores, como o teste de apneia do sono no Apple Watch, que levou cerca de cinco anos para ser implementado.

Em termos de privacidade, a Apple diz que os usuários terão controle total sobre se eles optam por participar e quais dados são compartilhados – Imagem: Apple
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: