Segundo análise, ChatGPT consome menos energia do que se pensava

Estudo aponta que o consumo de energia do ChatGPT se compara ao de eletrodomésticos e não tem grande impacto ambiental
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 13/02/2025 06h40, atualizada em 13/02/2025 20h55
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O ChatGPT da OpenAI pode não consumir tanta energia quanto se pensava, dependendo de como é utilizado e dos modelos de IA envolvidos, segundo um estudo recente do instituto de pesquisa Epoch AI.

A análise revela que uma consulta típica do ChatGPT consome cerca de 0,3 watts-hora, bem menos do que os 3 watts-hora frequentemente citados, o que a Epoch considera uma superestimação.

A pesquisa aponta que o uso de energia do ChatGPT é comparável ao de muitos eletrodomésticos e não representa um grande impacto ambiental em comparação com atividades cotidianas, como dirigir um carro ou aquecer a casa.

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Logo do ChatGPT em um smartphone segurado por uma pessoa
Nova análise aponta que o consumo de energia do ChatGPT é bem menor do que se pensava (Imagem: Sidney de Almeida/Shutterstock)

Consumo de energia pelas IAs deve aumentar

  • A análise também destaca que, embora a eficiência de IA tenha avançado, o aumento da escala e a adoção de novos modelos mais complexos e de maior desempenho podem exigir um consumo de energia significativamente maior no futuro.
  • Modelos de “raciocínio“, por exemplo, que são mais poderosos, mas consomem mais energia, podem ampliar ainda mais a demanda por infraestrutura e energia.
  • A OpenAI e outros players da indústria já planejam investimentos significativos em data centers de IA, que podem consumir grandes quantidades de energia nos próximos anos.

Apesar das preocupações com o impacto ambiental da IA, a Epoch sugere que, para reduzir o consumo de energia, usuários podem optar por modelos menores e usá-los com moderação, sempre que possível.

Corredor de um data center
Expansão da IA pode aumentar significativamente as demandas energéticas no futuro, e várias empresas já investem em novos data centers para se preparar (Imagem: Alexander Limbach/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

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