Confira os destaques do Olhar Digital News desta quinta-feira (13):
De acordo com um estudo recente do instituto de pesquisa Epoch AI, o ChatGPT pode não consumir tanta energia quanto se pensava. Uma consulta típica do ChatGPT consome cerca de 0,3 watts-hora, bem menos do que os 3 watts-hora frequentemente citados – e algo comparável ao consumo de muitos eletrodomésticos.
Atualmente, a China é a maior compradora mundial de equipamentos para fabricação de chips… mas isso deve mudar este ano. A expectativa é que o país diminua a quantidade de negociações devido ao aumento da capacidade de produção doméstica, além do endurecimento das sanções impostas pelos Estados Unidos.
Neutrinos são partículas subatômicas misteriosas, quase sem massa e carga elétrica, capazes de atravessar qualquer matéria. Agora, um consórcio internacional revelou a detecção do neutrino com maior carga já registrada, com cerca de 30 vezes mais energia do que qualquer outro.
Essa descoberta pode trazer avanços sem precedentes para os estudos dos processos mais extremos do Universo.
A fusão entre a Honda e a Nissan, duas das maiores fabricantes de veículos do mundo, está cancelada. O negócio estava avaliado em US$ 50 bilhões, pouco mais de R$ 250 bilhões, e geraria um dos maiores conglomerados automotivos do mundo. Um dos motivos para a desistência é a queda nos lucros da Nissan e o receio da Honda em assumir dívidas.
A aquisição do então Twitter por Elon Musk gerou repercussões negativas na época, a principal delas devido ao processo de moderação de conteúdos. Agora, um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley revelou que, entre outubro de 2022 e maio de 2023, houve um aumento de 50% nos posts considerados racistas, homofóbicos e transfóbicos no X.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de fevereiro de 2025 21:07