Sistemas estilo ‘piloto automático’ podem causar acidentes, alerta estudo

Pesquisa publicada em janeiro alertou que sistemas de controle de cruzeiro em carros podem abrir espaço para motoristas se distraírem
Pedro Spadoni14/02/2025 11h09, atualizada em 17/02/2025 20h38
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Carros modernos têm sistemas automatizados de assistência ao motorista (ADAS, na sigla em inglês). Entre esses, estão o controle de cruzeiro (padrão e adaptativo). Ele pode dar a impressão de ser espécie de “piloto automático”. Mas, na prática, aumenta a possibilidade de acidentes. É o que alerta um estudo recente.

A pesquisa, publicada no periódico Transportation Research Interdisciplinary Perspectives em janeiro de 2025, avaliou dados de várias partes do mundo sobre a eficácia dos ADAS. E os controles de cruzeiro foram os únicos a aumentar chances de acidentes.

Sistemas de controle de cruzeiro em carros podem abrir espaço para motoristas se distraírem

Conforme consta no estudo, feito por pesquisadores da Holanda, o controle de cruzeiro padrão aumentou as chances de acidentes em 12%. Já em relação ao controle de cruzeiro adaptativo, a probabilidade de acidentes consolidada apontou crescimento de 1,8%. Mas há discrepância.

  • Por um lado, dados apontaram que o controle de cruzeiro adaptativo aumentou as chances de acidentes em 8%, na verdade;
  • Por outro, relatórios indicaram que esse tipo de controle pode reduzir (um pouco) o risco de acidentes;
  • Essa discrepância existe porque a pesquisa considerou dados coletados de várias formas.
Motorista com mãos no joelho enquanto carro da Tesla está com piloto automático ativado
Sistemas estilo “piloto automático” aumentam a margem para motoristas se distraírem enquanto o carro está em movimento (Imagem: TierneyMJ/Shutterstock)

O que acontece: ao aumentar o conforto do motorista, esses sistemas ampliam a margem para diminuição de atenção. Na teoria, os sistemas servem para auxiliar a direção. Na prática, motoristas confiam demais neles. Ao abdicarem de parte considerável da direção, eles ficam mais suscetíveis a distrações.

Além disso, a pesquisa faz um alerta importante sobre o controle de cruzeiro adaptativo. Por meio dele, o carro acelera e freia automaticamente, com base nos arredores. Mas o estudo aponta que nem todos os sistemas desse tipo detectam objetos lentos ou parados de maneira adequada.

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Sistemas que parecem ser “piloto automático” podem induzir motoristas a terem falsa sensação de segurança (Imagem: TierneyMJ/Shutterstock)

O perigo: induzir motoristas a terem falsa sensação de segurança. Isso porque eles pensam: “numa situação de emergência, meu carro vai freiar sozinho”. Na prática, não é bem assim, segundo o estudo. Daí o aumento das chances de acidentes.

No fim, a moral da história é simples: quando você está atrás do volante, todo cuidado é pouco. E o mesmo vale para atenção. Mesmo se o veículo tiver sistemas de controle de cruzeiro. Eles podem ser úteis como auxiliares de motoristas, não como motoristas. Nisso, os humanos ainda são insuperáveis.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.