SP terá 649 novos radares por 13 mil quilômetros de rodovias

Equipamentos estarão em funcionamento até maio para fiscalizar a velocidade nos trechos não-concedidos do estado
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 14/02/2025 15h55
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Locais foram selecionados de acordo com índices de acidentes (Imagem: Brastock Images/iStock)
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Novos radares fixos serão instalados ao longo de 13 mil quilômetros de rodovias do estado de São Paulo. A ordem foi assinada nesta sexta-feira (14) pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Agora, as empresas selecionadas em um edital do governo terão 90 dias para finalizar a instalação dos 649 radares contratados. Até meados de maio deste ano, os equipamentos estarão em funcionamento para fiscalizar a velocidade nos trechos não-concedidos do estado, de acordo com a Semil.

“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.

Radares serão instalados em rodovias não-concedidas (Imagem: Semil/Divulgação)

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Os locais foram selecionados de acordo com os índices de acidentalidade, levando em consideração também a alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros.

Além de fiscalizar a velocidade, os radares serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do DER. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).

Governo quer reduzir número de acidentes de trânsito nas rodovias (Imagem: Bilanol/iStock)

“Os novos radares priorizam a segurança dos usuários e reforçam a mensagem de que toda vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.

A licitação teve início em 2023 e contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, ao valor total de R$ 83,7 milhões.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.