Concorrente da SpaceX, Blue Origin deve fazer onda de demissões

As demissões têm como objetivo reduzir custos da empresa para que ela possa focar seu trabalho no aumento de lançamentos espaciais
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 14/02/2025 07h55, atualizada em 14/02/2025 20h48
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Blue Origin foi fundada pelo criador da Amazon, Jeff Bezos, e visa tornar o acesso ao espaço mais barato e mais confiável por meio de veículos de lançamento reutilizáveis. No entanto, a crise que afeta o setor de tecnologia parece também impactar a empresa espacial.

Assim como diversas outras grandes companhias, ela está preparando cortes significativos de empregos. O objetivo da medida é reduzir custos e focar seu trabalho no aumento de lançamentos de foguetes após anos de pesquisa e desenvolvimento.

Demissões serão confirmadas nos próximos dias

A decisão de cortar funcionários já teria sido tomada de forma oficial, mas não se sabe ao certo quantos profissionais devem ser afetados. A expectativa é que sejam centenas de demissões, podendo chegar a mais de mil.

Fachada da Blue Origin
Empresa pode demitir até mil funcionários de uma só vez (Imagem: Thomas Kelley/Shuterstock)

Essa confirmação, no entanto, só deve acontecer após a realização de uma reunião com o CEO da empresa, Dave Limp. No total, a empresa espacial possui pouco mais de 14 mil empregados em diversos estados norte-americanos.

Procurada, a Blue Origin não se manifestou oficialmente sobre a notícia dos cortes de empregados. As informações são da Reuters.

Leia mais

Nem mesmo o mercado espacial está imune a onda de demissões (Imagem: 4 PM production/Shutterstock)

Blue Origin se prepara para novos lançamentos espaciais

  • A notícia da onda de demissões pode pegar muita gente de surpresa.
  • Isso porque a Blue Origin acabou de ter sucesso no lançamento de seu primeiro foguete orbital New Glenn.
  • O feito coloca a companhia como uma concorrente direta da SpaceX no setor de propulsores reutilizáveis.
  • Além disso, a empresa conta com diversos contratos bilionários para lançamentos futuros, o que para muitos descartaria a necessidade de cortes de gastos.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.