Imagem: Laboratório de Ecologia e Conservação (Ecoa)
Uma das maiores barreira de corais do mundo fica no Brasil. Localizada ao longo de cerca de 130 km de extensão, de Tamandaré (PE) a Maceió (AL), ela abriga milhares de espécies que vivem nos mares, rios e manguezais.
A região faz parte da maior unidade de conservação marinha do Brasil, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. No entanto, pesquisadores identificaram a morte de cerca de 80% dos corais nas áreas de recifes rasos do local.
A descoberta foi feita a partir de um monitoramento feito entre setembro de 2023 e novembro de 2024 pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (Ecoa) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com a equipe, os corais estão passando por um processo severo de branqueamento devido ao aquecimento das águas do oceano, um dos efeitos das mudanças climáticas. Além de impactar toda a vida marinha, este cenário pode trazer grandes impactos para o turismo e para a pesca.
Para tentar garantir a preservação e a recuperação de áreas mais críticas na Costa dos Corais, órgãos de fiscalização recorreram à Justiça. A alegação é que a pressão humana causada pelo turismo pode comprometer o ecossistema em função do pisoteio e quebra de corais, bem como pela poluição das águas por resíduos de combustível das embarcações, plásticos e outros produtos.
A prefeitura de Maragogi disse ainda que faz fiscalizações, mantendo a capacidade máxima das piscinas sob controle e assegurando que a visitação não cause danos ao meio ambiente. Ressaltou também que todas as piscinas naturais nas 10 outras praias do município continuam com a visitação normal.
Mas segundo especialistas isso não é o bastante. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por exemplo, alega que a recuperação dos recifes de corais é possível se a temperatura dos oceanos voltar a esfriar. Para isso, são necessárias ações urgentes de enfrentamento das mudanças climáticas. As informações são do G1.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de fevereiro de 2025 11:47