Gemini “atualiza memória” e resgata chats anteriores

Funcionalidade anunciada pelo Google evita ter de começar uma conversa do zero ou fazer uma busca por um tópico já citado
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 14/02/2025 18h35
Captura-de-tela-2025-02-14-181946-1920x1080.png
Funcionalidade está disponível pelo Google One AI Premium Plan (Imagem: Google/Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou mais uma melhoria de ajuda personalizada com o Gemini Advanced: a partir de agora, será possível consultar chats anteriores para obter respostas “mais úteis”, segundo a empresa.

“Não importa se você está fazendo uma pergunta sobre algo que já foi discutido ou pedindo para o Gemini resumir uma conversa anterior, o Gemini agora usa informações de chats relevantes para elaborar uma resposta”, explica o comunicado.

Na prática, isso significa que não é mais preciso começar uma conversa do zero ou fazer uma busca por um tópico já citado. A IA também vai permitir construir em cima de conversas anteriores ou projetos já iniciados.

Galaxy S25 e I.A
Galaxy s25 contará com IA Gemini em seu sistema (Imagem: Wongsakorn 2468/Shutterstock)

“Você pode facilmente revisar, excluir ou decidir por quanto tempo manter seu histórico de bate-papo. Você também pode desativar completamente a Atividade de Aplicativos Gemini acessando Minha Atividade. O Gemini pode indicar quando usa seus bate-papos anteriores em fontes e conteúdo relacionado.”

Leia mais:

Como será a integração do Gemini na linha Samsung Galaxy?
Google integra Gemini ao Workspace sem custo adicional, mas planos vão subir
Não passou de ano: IA é ruim em História, aponta estudo

Inicialmente, o recurso está sendo testado apenas em inglês para assinantes do Gemini Advanced por meio do Google One AI Premium Plan no aplicativo móvel e web do Gemini. Nas próximas semanas, a melhoria ficará disponível para clientes do Google Workspace Business e Enterprise.

Essa não é uma funcionalidade exclusiva da IA do Google. O ChatGPT, da OpenAI, também “atualiza memórias” ao longo de trocas de conversas com o chatbot, segundo o site Engadget

gemini
Recurso está sendo testado apenas em inglês (Imagem: Koshiro K / Shutterstock)

Chatbot potencializado

No final de janeiro, o Google liberou a versão 2.0 do Gemini Flash, com suporte a entradas multimodais, que englobam imagens, áudio e vídeos. A nova ferramenta também possui a geração de saídas multimodais, combinando texto e áudio multilíngue adaptável através de texto-para-fala (TTS). 

Um dos principais recursos da tecnologia é a possibilidade de solicitar a tradução de vídeos do YouTube ou enviar uma foto com um texto em outro idioma para que a ferramenta o traduza para o português. O Olhar Digital preparou um passo-a-passo aqui.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.