Airbag para os pés? Empresa cria proteção inédita no mundo

Novo sistema de contenção busca atender as chamadas posições de conforto, em que o ocupante fica com os pés longe da superfície
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 15/02/2025 04h00, atualizada em 04/03/2025 08h40
Captura-de-tela-2025-02-13-154343-1920x1080.png
Novo airbag será disponibilizado para montadoras em 2028 (Imagem: ZF LIFETEC/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma proteção inédita contra lesões graves nos bancos dianteiros em caso de acidentes de trânsito será lançada por uma das principais fornecedoras mundiais de equipamentos de segurança passiva.

No Brasil, os airbags são obrigatórios desde 2014, com pelo menos um sistema de contenção para o motorista e outro para o passageiro do banco da frente. Esse número pode variar a depender da montadora — algumas oferecem até oito airbags.

A empresa ZF LIFETEC criou uma nova proteção que busca atender as chamadas posições de conforto, quando o ocupante move os assentos para trás, deixando os pés longe da superfície. Essa posição, segundo a empresa, pode aumentar o risco de ferimentos que geralmente não são fatais, mas podem causar danos a longo prazo.

“Se o ponto de impacto do calcanhar estiver faltando, os joelhos não podem ser efetivamente implantados no airbag e o airbag do joelho é menos eficaz”, explica Harald Lutz, chefe de desenvolvimento da ZF LIFETEC. Assim, as articulações do joelho ficam sem apoio e as pernas se movem descontroladamente.

Sistema de contenção para pés vai integrar airbag de joelho (Imagem: ZF LIFETEC/Divulgação)

Por isso, a companhia criou o “Airbag de Calcanhar Ativo”, que pode ajudar a criar um ponto de impacto estável no calcanhar, mesmo em uma posição de assento relaxada com os assentos empurrados para trás.

Leia Mais:

Motorista também fica mais protegido

No lado do motorista, o airbag pode ser ativado por um botão de posição de conforto ou por monitoramento interno baseado em câmera no lado do motorista — por exemplo, em direção assistida

Ao incorporar os pedais, o equipamento cria uma superfície de contato uniforme para o calcanhar em caso de colisão. Isso reduz ainda mais o risco de ferimentos causados ​​pela torção do pé ao atingir uma borda, como o pedal do freio.

Fábrica da ZF LIFETEC em Limeira, no interior de São Paulo (Imagem: ZF LIFETEC/Divulgação)

Tem espaço para mais um?

O novo airbag pode ser integrado diretamente no espaço para os pés sem exigir espaço adicional, segundo a empresa. Em caso de colisão, o airbag infla sob o carpete do assoalho do veículo, proporcionando a estabilidade necessária ao calcanhar.

O equipamento pode ser adaptado a quase todos os modelos de veículos no mundo todo e estará disponível em 2028 para as montadoras.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.