Por que os carros elétricos não vêm com estepes?

Alguns motoristas de carros elétricos já notaram uma ausência importante nos modelos: a do tradicional estepe
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Layse Ventura 16/02/2025 20h30, atualizada em 04/03/2025 08h33
carros elétricos
Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock
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Os carros elétricos estão conquistando cada vez mais espaço. Diversos modelos já são oferecidos no mercado, com aperfeiçoamentos importantes nas baterias e nas estações de recargas sendo anunciados num ritmo jamais visto.

No entanto, alguns motoristas reclamam de uma dificuldade verificada. Na verdade, trata-se de uma ausência. Os modelos eletrificados não contam com o tradicional estepe. Mas o que será que está por trás desta decisão?

Estepes significam mais espaço e peso extra

As montadoras explicam que os carros elétricos não vêm com estepes porque a bateria do veículo ocupa muito espaço. Além disso, a presença de um pneu adicional aumentaria consideravelmente o peso do veículo, prejudicando a sua eficiência.

Carros elétricos
Pneu extra traria problemas aos veículos elétricos (Imagem: Nick Starichenko/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, os pneus de modelos eletrificados são diferentes, apresentando requisitos específicos. No entanto, isso não significa que eles sejam indestrutíveis. Em último caso, os motoristas precisam acionar o serviço de atendimento das empresas. Elas, sim, podem trazer novos pneus e realizar a troca.

O problema é que muitos clientes estão reclamando da falta de um estepe, especialmente em modelos mais robustos. Isso pode fazer com que as montadoras acabem disponibilizando um pneu extra no futuro, mas isso não é uma certeza.

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Estepes não são oferecidos pelos modelos elétricos (Imagem: Roman Vyshnikov/Shutterstock)

Alternativa oferecida não é tão eficiente

  • Sem estepes, uma alternativa oferecida é o selante de pneus.
  • O produto é projetado para remendar buracos causados por acidentes na estrada.
  • No entanto, mesmo que isso possa resolver um vazamento temporariamente, a natureza corrosiva da substância obriga que o pneu seja substituído logo em seguida.
  • Por outro lado, um pneu furado poderia ser remendado de forma tradicional e continuar a ser usado depois.
  • Este efetivamente é um problema que o mercado de veículos elétricos ainda precisa se debruçar.

As informações são do InsideEVs.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.