Nesta segunda-feira (18), um avião da Delta Air Lines sofreu um acidente e virou de ponta cabeça, enquanto pousava no aeroporto de Toronto Pearson, em Toronto (Canadá).
Segundo informações prévias do portal CP24, há, ao menos, oito feridos, conforme informações passadas por paramédicos que estão atuando no local do acidente, sendo que uma criança (retirada de helicóptero) e dois adultos estão em estado grave.
Toronto Pearson is aware of an incident upon landing involving a Delta Airlines plane arriving from Minneapolis. Emergency teams are responding. All passengers and crew are accounted for.
Em publicação realizada no X, a equipe do aeroporto informou estar ciente do acidente e que estava verificando o ocorrido. Além disso, em entrevista à CTV News, responsáveis do aeroporto informaram que todos os pousos e decolagens foram suspensos.
O primeiro-ministro da província de Ontário, Doug Ford, disse, no X, que está “aliviado por não haver mortos após o incidente em Toronto Pearson. Autoridades da província estão em contato com o aeroporto e as autoridades locais e fornecerão qualquer ajuda necessária”.
Por sua vez, Sarah Patten, da Polícia Regional de Peel, em Ontário, afirmou que a maioria dos passageiros saiu ilesa e a apuração do ocorrido segue em andamento.
O que se sabe sobre o acidente com o avião da Delta
A aeronave acidentada é um Bombardier CRJ-900LR e servia ao voo DL4819, que vinha de Mineápolis (EUA);
Havia 80 passageiros no avião;
A polícia local afirmou que, por enquanto, as condições do acidente não estão claras;
Mas, no momento do ocorrido, nevava e, segundo o portal Mix Vale, é possível que as condições climáticas tenham contribuído para o acidente, pois, nesta época do ano, Toronto costuma enfrentar nevascas fortes, sem contar que a pista do aeroporto estava coberta de neve e gelo.
As investigações estão sendo conduzidas pelo Centro de Segurança no Transporte do Canadá (TSB, na sigla em inglês).
Após o acidente, a Delta ativou suas equipes de resposta a crises para prestar assistência aos passageiros. Os retidos em Toronto estão recebendo suporte logístico, como remarcações de voos e acomodações na região.
Em comunicado oficial, a companhia aérea confirmou as informações do acidente no X e disse que seu “foco principal é cuidar dos afetados”. A empresa informou também que a aeronave estava sendo operada por sua subsidiária, a Endeavor Air, cuja sede fica em Mineápolis.
Delta Connection flight 4819, operated by Endeavor Air using a CRJ900 aircraft, was involved in a single-aircraft accident at Toronto Pearson International Airport (YYZ) around 3:30p ET on Monday. The flight originated from Minneapolis-St. Paul International Airport (MSP).…
O aeroporto de Toronto Pearson é um dos mais utilizados da América do Norte, recebendo mais de 50 milhões de passageiros anualmente e foi testemunha de três acidentes até hoje.
O primeiro foi em 2005, quando um Airbus A340, da Air France, derrapou na pista ao pousar durante forte tempestade. Todos os 300 passageiros foram rapidamente evacuados sem ferimentos.
O outro acidente aconteceu em 2017, quando uma aeronave da Sunwing Airlinespegou fogo após colidir, no solo, com um avião da WestJet. Não houve mortos, nem feridos.
Por fim, em 2018, um Boeing 777 da Air Canada fez pouso de emergência no mesmo aeroporto após problemas mecânicos. A aeronave pousou sem grandes problemas ou feridos.
Como é o Bombardier CRJ-900LR
O CRJ-900LR é fabricado pela canadense Bombardier, compete diretamente com o Embraer 175 e tem custo mais baixo por assento/milha. Começou a ser produzido em 1999 e comporta cerca de 80 passageiros. Ele é alimentado por dois motores turbofans GE CF34-8C5, alcançando até 881 km/h.
Avião Bombardier CRJ-900LR, da Delta Air Lines, que se acidentou no Canadá nesta segunda-feira (17) (Imagem: Austin Deppe/Shutterstock)
Voo DL4819
Segundo o portal Flight Radar 24, o avião decolou dos EUA às 14h37 no horário de Brasília, pousando em Toronto às 16h12 no horário de Brasília, quando se acidentou.
O portal, especializado em aviação, indica, ainda, que o último sinal emitido pela aeronave foi, justamente, às 16h12, quando pousou e sofreu o acidente.
Flight Radar traz trajeto do voo até o acidente (Imagem: Reprodução/Flight Radar 24)