Confira os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (17):
Um estudo recente revelou que mais colisões aconteceram na superfície de Marte do que pensávamos. O mais chocante é que os martemotos (tremores de terra) foram causados por meteoritos – e não por atividade tectônica.
O trabalho muda a nossa compreensão sobre a dinâmica da superfície marciana, descoberta essencial em um momento em que a exploração espacial quer chegar ao Planeta Vermelho.
O lançamento do DeepSeek, modelo de IA desenvolvido na China, continua tendo efeitos no mundo todo… e quem sai ganhando é o usuário final. A principal mudança no setor é que as empresas estão facilitando o acesso às tecnologias: Baidu e OpenAI, por exemplo, já anunciaram que vão liberar modelos próprios de graça.
Carros mais modernos contam com sistemas automatizados de assistência ao motorista, os famosos ADAS. Entre eles, está o controle de cruzeiro – que pode ou não ser adaptativo.
Uma pesquisa recente avaliou dados de várias partes do mundo sobre a eficácia desses sistemas e revelou que os controles de cruzeiro aumentaram a chance de acidentes. Isso porque a confiança dos motoristas aumenta, provocando desatenção na hora de dirigir.
Astrônomos identificaram estrelas em alta velocidade na Via Láctea que parecem ter vindo da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite que orbita o nosso lar no Universo.
Isso levanta duas hipóteses preocupantes: a primeira é que pode haver um buraco negro supermassivo escondido nela; a segunda é que, de acordo com previsões, a Grande Nuvem de Magalhães vai se fundir com a Via Láctea. Logo, o buraco negro vem junto.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Kyoto encontrou evidências de minerais de sal em amostras do asteroide Ryugu. A descoberta sugere que água salgada líquida já existiu dentro do corpo parental do qual o objeto se separou.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de fevereiro de 2025 20:47