Hyundai Ioniq 9 finalmente é lançado na Coreia – veja valores

O novo SUV de até 7 assentos é o maior veículo elétrico da marca sul-coreana; após estreia na Ásia, próxima parada é nos EUA
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 18/02/2025 06h11
Captura-de-tela-2024-11-21-135730-1920x1080.png
(Imagem: Hyundai/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Hyundai Ioniq 9 está oficialmente no jogo. A marca sul-coreana apresentou seu novo modelo após abrir as pré-encomendas na semana anterior.

O Ioniq 9 promete movimentar o setor. Trata-se do maior SUV elétrico da Hyundai, com o melhor espaço interno da categoria e com mais autonomia de direção do que qualquer outro EV da montadora.

Leia mais

Com design elegante e futurista, ele vem em versões com 6 ou 7 lugares e já tem o próximo destino definido: a Hyundai disse que levará o modelo aos Estados Unidos logo após o lançamento doméstico.

O plano da empresa é construir o Ioniq 9 em sua nova fábrica de EVs na Geórgia junto com o Ioniq 5 2025 atualizado. O diferencial do carro nos EUA é que ele será compatível com os carregadores Tesla Superchargers.

O Ioniq 9 é o maior carro elétrico da Hyundai (e traz um pacote completo de novas tecnologias da empresa) – Imagem: Hyundai/Divulgação

O que sabemos sobre o veículo

  • O SUV elétrico está disponível em configurações de seis ou sete assentos, cada um com três opções de acabamento.
  • O modelo “Exclusive” de sete lugares começa em 67,15 milhões de won, ou cerca de US$ 46 mil.
  • Os preços variam para cima de 79,41 milhões de won (US$ 54.500) para o premium “Calligraphy” de seis lugares.
  • Ele pode ser comprado em configurações de trem de força AWD ou RWD.
  • O SUV elétrico tem uma estrutura similar ao Kia EV9, mas é um pouco menor: são 5 metros de comprimento, 1,80 m de altura e uma distância entre eixos de mais de 3 metros.
  • Por dentro, a Hyundai equipou o modelo com sua mais recente tecnologia, incluindo uma configuração panorâmica de infoentretenimento curva com tela dupla de 12,3″ para o motorista e telas de navegação.
  • O carro é alimentado por uma bateria de 110,3 kWh e pela plataforma E-GMP da Hyundai.
  • O Ioniq 9 tem autonomia de até 532 km na Coreia.
  • De acordo com a marca, ele possui ainda um sistema de carregamento duplo que vai do 10 ao 80% de bateria em apenas 24 minutos.
  • E já que falamos do lançamento nos EUA, a previsão de especialistas é que ele saia a cerca de US$ 60 mil por lá.
Sim, são 3 fileiras e que cabem entre 6 e 7 passageiros dependendo da versão – Imagem: Hyundai/Divulgação

E o Brasil?

O site oficial da Hyundai aqui no país indica que o modelo tem, sim, chance de vir para terras canarinhas. De acordo com o portal, “o lançamento do IONIQ 9 está previsto para o primeiro semestre de 2025 na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, com expansão para outros mercados posteriormente”.

O problema é que esse “posteriormente” é muito vago, então não é possível fazer nenhuma previsão.

Sobre o preço, um Creta zero vale hoje cerca de R$ 200 mil e um Palisade (um SUV de luxo com oito lugares e motor V6) não custa menos do que R$ 450 mil. Não esperem, portanto, que o Ioniq 9 – ou seja lá o nome que ele receber em nosso mercado – saia mais barato que isso.

As informações são do Electrek.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.