Montadoras avaliam retomar investimentos em carros a combustão

De acordo com a imprensa alemã, Volkswagen e Audi pretendem adiar a eliminação dos carros a combustão na Europa
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 18/02/2025 11h50, atualizada em 19/02/2025 20h57
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O futuro do mercado automotivo será realmente elétrico? O que parecia uma certeza antes agora está se tornando uma grande dúvida, com muitas montadoras voltando atrás nas promessas de eliminar totalmente os modelos a combustão.

De acordo com uma reportagem do jornal alemão Handelsblatt, a Volkswagen e a Audi estão entre as empresas que pretendem adiar as metas de eletrificação na Europa. Uma decisão que pode ter grandes impactos para o meio ambiente.

A ideia é retardar a eliminação dos modelos a combustão

  • As duas empresas citadas enfrentam problemas econômicos.
  • As vendas de elétricos da VW caíram 2,7% em 2024, enquanto a Audi registrou uma diminuição de 7,8%.
  • Neste cenário, os carros a combustão voltam a ser a aposta.
  • A ideia é retardar a eliminação destes modelos.
  • A Volkswagen, por exemplo, havia prometido se tornar 100% elétrica na Europa até 2033.
  • Já a Audi tinha como objetivo eliminar os motores a combustão globalmente até a mesma data.
Audi já sinalizou que o processo de eletrificação deverá ser “flexível” (Imagem: VanderWolf Images/Shutterstock)

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Aposta pode ser bastante arriscada

Recentemente, o chefe de desenvolvimento técnico da VW, Kai Grünitz, disse que não descarta manter o Golf Mk8 no mercado até meados da próxima década. Isso significa que o Mk9 elétrico pode coexistir com a versão a combustão por anos.

Em março deste ano, a empresa precisará tomar uma decisão importante. Injetar ou não mais dinheiro no mercado dos motores a combustão. Apesar de poder ser rentável, esta escolha também tem os seus riscos. O mesmo problema é enfrentado pela Audi. O CEO da empresa, Gernot Döllner, já destacou que o processo de eletrificação será “flexível”.

Logo da Volkswagen molhado em um carro
VW estuda injetar mais dinheiro no mercado dos motores a combustão (Imagem: J.K2507/Shutterstock)

Isso porque a União Europeia prometeu banir novos carros a combustão a partir de 2035. Se isso realmente acontecer, as montadoras não terão alternativa e todo o dinheiro investido pode acabar sendo desperdiçado.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.