Imagem: kung_tom/Shutterstock
Um estudo recente descobriu que a testosterona é responsável por causar mais danos ao músculo cardíaco nos homens após um ataque cardíaco, em comparação com as mulheres.
A pesquisa, conduzida pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e publicada na revista Nature Communications, revelou que a testosterona amplifica a resposta inflamatória, resultando em lesões mais graves no coração dos camundongos machos.
Quando comparados com as fêmeas, os machos apresentaram maior quantidade de neutrófilos (glóbulos brancos) e áreas de infarto maiores, além de níveis de testosterona 15 vezes mais elevados nas 24 horas seguintes ao ataque.
Leia mais:
Os resultados sugerem que a testosterona desempenha um papel significativo nos danos cardíacos pós-ataque e que, ao considerar as diferenças sexuais nas pesquisas e tratamentos, pode-se melhorar a eficácia dos tratamentos, principalmente para as mulheres, que são frequentemente sub-representadas em estudos clínicos.
O estudo destaca a importância de personalizar tratamentos para cada sexo, levando em conta as respostas fisiológicas distintas.
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de fevereiro de 2025 14:13