20 anos do Olhar Digital: “IA tem sede”, diz especialista. Como lidamos com isso?

Olhar Digital comemora seus 20 anos no Spotlight, evento que reúne especialistas para falar sobre futuro da IA nos mercados
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 18/02/2025 13h26, atualizada em 08/04/2025 14h24
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Como a inteligência artificial vai mudar o futuro do mercado? O evento Spotlight, que celebra os 20 anos do Olhar Digital, trouxe 30 especialistas renomados do setor para responder essa pergunta em diferentes frentes. As palestras e painéis abordaram desde as melhores práticas na geração de conteúdo até técnicas para monetizar seu trabalho.

Veja os destaques de tudo o que rolou no Spotlight!

Marisa Silva fez a abertura oficial do evento (Imagem: Olhar Digital)

Os destaques do Spotlight

Abertura com a apresentadora do Olhar Digital News, Marisa Silva

Edgard Gouveia, cofundador da Live Lab, foi o primeiro a subir ao palco. Em poucos minutos, Edgard propôs dinâmicas para descontrair o público e prepará-los para a manhã.

Edgard Gouveia descontraiu o público antes do início das palestras (Imagem: Olhar Digital)

Em seguida, Marisa Silva, apresentadora do Olhar Digital News, fez a abertura oficial do Spotlight. Ela destacou o caráter pioneiro do programa em reportar assuntos relacionados à tecnologia e ciência de forma acessível.

E teve mais! Marisa convidou Delphis Fonseca, o primeiro apresentador do Olhar Digital News, a subir no palco e relembrar os velhos tempos.

Delphis Fonseca, que já foi apresentador do Olhar Digital News, subiu ao palco (Imagem: Olhar Digital)

Por dentro da geopolítica da IA

A primeira palestra do dia foi de Alvaro Machado, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News.

Alvaro lembrou que o componente essencial por trás das tecnologias são os chips, que determinam a capacidade computacional. É essa pequena peça que dita o poder computacional das máquinas – e de um país. E daí vem a corrida tecnológica.

Por enquanto, vivemos uma unipolaridade, em que os Estados Unidos dominam o setor. A China, apesar de ser destaque, está atrás… mas não por muito tempo. O especialista acredita que isso deve mudar em breve e pode criar uma nova ordem global.

Alvaro Machado Dias, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News (Imagem: Olhar Digital)

Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, subiu ao palco para falar sobre os impactos da inteligência artificial nos negócios, mercado de trabalho e sociedade. O que podemos esperar do futuro?

Ele explicou a diferença entre tendência e hype: hype é quando a empolgação em relação a um assunto é sustentada por argumentos. Tendência é quando os números dão conta de justificá-la. E a IA é tendência: o crescimento na adesão é absurdo e a tecnologia já está impactando desde a operação de empresas até os usuários.

Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação (Imagem: Olhar Digital)

Criar, Colaborar e Produzir na velocidade da Cultura através de AI

Em seguida, foi a vez de Gustavo Borrmann, Head do Creative Shop da Meta na América Latina.

A Meta é dona de algumas das principais redes sociais do mundo, como Instagram, Facebook e Threads, além do WhatsApp – mensageiro mais usado no Brasil. A big tech vem investindo pesado em inteligências artificiais e é uma das principais competidoras nessa “corrida das IAs”. 

Gustavo Borrmann, Head do Creative Shop da Meta na América Latina (Imagem: Olhar Digital)

Impactos da IA na criação de conteúdo: a nova era da influência?

Na sequência, um painel: Alexandre Kavinski (líder de IA na WPP Brasil), Carla Mayumi (cofundadora da Talk Inc), Fatima Pissarra (CEO da Mynd) e Cris Dias (sócio fundador da Àmpere e Boa Noite Internet) conversaram sobre os impactos positivos e negativos da IA na criação de conteúdo – com participação especial de Domenico Massareto (fundador da Rain AI).

Entre os pontos negativos, os especialistas destacaram preocupações com IAs que replicam comportamentos humanos e com a falta de controle sobre as deepfakes, o que pode propiciar o compartilhamento de desinformação.

Me preocupa o uso de aplicativos que criam personas e replicam comportamentos humanos e conversas. Principalmente com pessoas jovens, que acabam indo por caminhos perigosos.

Camila Mayumi, cofundadora da Talk Inc

Mas nem tudo é ruim. Alexandre revelou que o WPP Brasil já usa a tecnologia no RH e que os resultados devem evoluir cada vez mais, aprendendo com dados e experiência anteriores. Já Fátima destacou o uso de IA para gravar vídeos – e lembrou da facilidade e rapidez no processo.

Painel (Imagem: Olhar Digital)

IA na Comunicação: Promessa Infinita, Entrega Limitada

Alexandre Kavinski seguiu no palco, dessa vez para falar sobre o desafio da IA no setor de comunicação.

Ele destacou como o uso das ferramentas muda tudo – e, provavelmente, todo mundo lembra das primeiras experiências com a tecnologia. No entanto, ainda temos um problema: as IAs erram – e parte do desafio está no próprio treinamento delas.

Ele propôs um teste: perguntar a seis ferramentas de IA diferentes quem foi o 5º presidente do país. A maioria errou.

No final das contas, a IA pode até mudar tudo… mas não está pronta para ser usada na criação de conteúdos. Ainda.

Alexandre Kavinski, líder de IA no WPP Brasil (Imagem: Olhar Digital)

Reimaginação Radical: Questione a Comunicação

Vanessa Mathias e Luciana Bazanella, cofundadoras da White Rabbit, propuseram algo bastante ambicioso: questionar o futuro. Por que as coisas acontecem? Para onde estamos indo?

Elas abriram espaço para perguntas da plateia e reforçaram a importância de fazer os questionamentos certos, que ajudarão a pensar as consequências do presente e das nossas ações.

As palestrantes também fizeram algumas proposições, para nos deixar pensando:

  • Nossos cérebros estão sendo afetados pela comunicação e pela IA.
  • A IA tem sede. A tecnologia anseia por inovação, mas, em troca, consome recursos, como água e energia;
  • A humanidade está em risco.

O que faremos sobre isso? Qual o futuro? Elas não deram respostas e cabe a cada um pensar.

Cofundadoras da White Rabbit, Vanessa Mathias e Luciana Bazanella (Imagem: Olhar Digital)

Re-imaginando a Criação de Vídeos com IA

Paulo Aguiar, cofundador da CRIA, falou sobre o uso criativo de IA e deu uma verdadeira aula sobre o potencial de geração de imagens e vídeos. Ele revelou dois segredos para criações melhores: bons prompts e usar a IA certa.

Em relação aos prompts, não seja genérico: é preciso ser detalhista – afinal, a IA obedece comandos. Dê informações sobre contexto, cenário, roupas e até gestos do personagem.

Já em relação à IA certa, algumas ferramentas são mais personalizáveis do que as outras. O ChatGPT, por exemplo, é bastante generalista e pode não agradar os usuários que querem replicar estilos em vários vídeos. Certifique-se de usar a melhor IA para seu objetivo.

Paulo Aguiar, confundador da CRIA (Imagem: Olhar Digital)

Vídeo, IA & Monetização: O Futuro é Agora!

Lívia Ematné, Manager Director da Membrana Media na América Latina, subiu ao palco com uma proposta ambiciosa: ensinar o público a ganhar dinheiro usando IA.

Lívia lembrou que a grande maioria dos usuários prefere conteúdo em vídeo e que a produção é muito maior atualmente do que era há alguns anos. Ou seja, as empresas terão que se adaptar se quiserem se manter competitivas.

Além disso, o uso da IA não é apenas uma obrigação, mas pode trazer vantagens:

Hoje, conseguimos produzir de forma automática, em segundos e sem custos. Transformamos qualquer conteúdo estático em dinâmico.

Lívia Ematné

E quem sai ganhando é o usuário.

Lívia Ematné, Manager Director da Membrana Media na América Latina (Imagem: Olhar Digital)

IA do Jeito Brasileiro: Transformando o Presente

Carla Mayumi, cofundadora da Talk Inc, falou sobre a relação dos brasileiros com a inteligência artificial, incluindo dados de pesquisas que exploram como interagimos com essa tecnologia.

Carla Mayumi, cofundadora da Talk Inc. Imagem: João Pires de Oliveira Dias Neto

Ela iniciou a apresentação com uma provocação. Devemos ter o direito de casar com uma IA? Segundo Mayumi, é comum o brasileiro usar chatbots com IA como uma espécie de conselheiro, amigo, ou até terapeuta, o que indica que há uma relação de proximidade entre usuários e as inteligências artificiais.

A Era da Inteligência: IA Como Motor da Transformação

Roberto Pena Spinelli, colunista do Olhar Digital e especialista em IA, falou sobre o que ele chamou de “Era da Inteligência”: como as inteligências artificiais nos darão ferramentas para lidar com tudo a partir de inteligência. Existem riscos, ressaltou o especialista, mas também estamos lidando com algo que vai além da compreensão humana – não conseguimos imaginar o nível de transformação que será causada pelo uso dessa tecnologia.

Criatividade e Tecnologia: O Papel da IA no Futuro da Produção de Conteúdo

Gui Ravache, colunista do Valor Econômico, conversou com Flavio Moreira (estrategista de conteúdo na Infomoney), Pyr Marcondes (sênior partner na Pipeline Capital) e Rafaela Lotto (CEO do YouPix) sobre a transformação da produção de conteúdo a partir do uso de ferramentas de IA.

Imagem: João Pires de Oliveira Dias Neto

Como influenciadores e jornalistas podem usar a tecnologia da melhor forma foi um dos temas explorados. O painel misturou um pouco de pessimismo com otimismo, com um sentimento de que devemos saber como usar para aproveitar ao máximo essas tecnologias.

A Nova Influência: A Transformação da Indústria da Comunicação e o Papel dos Publishers

Em um painel curto e direto, Edward Pimenta, diretor de novos negócios da Editora Globo, discorreu sobre os desafios que veículos de mídia enfrentam com o uso de IA.

Ele lembrou que, atualmente, dois players acumulam 90% da receita em publicidade, e os veículos em geral precisam buscar novas maneiras de atingir o público, que está cada vez mais interessado em conteúdo mais personalizado e de acordo com interesses próprios.

O cenário da Creator Economy 2025

Rafaela Lotto, CEO da YouPix, voltou ao palco para falar sobre o impacto que o uso de IA terá no mercado de economia de criadores.

Por mais que as ferramentas sejam úteis e devam ser usadas, a conclusão é que o fator humano nunca será abandonado – as pessoas gostam de se identificar com o conteúdo, e nem sempre isso é possível quando isso é feito por máquinas.

The IA Crossing

Em seguida, foi a vez de Aline Prado, líder de data & insights no Google falar sobre o impacto que a IA terá nos próximos anos.

Marketing de influência funciona para todo mundo?

Normalmente, quando pensamos em influenciadores, estamos considerando aqueles que possuem milhões de seguidores. Mas, como a fundadora do Creators Platform Nohoa Arcanjo lembrou, a realidade é que 99% dos que se consideram influenciadores atingem pouca gente.

Mas há um lado bom: os pequenos e nano influenciadores têm um impacto maior no público. Com uma comunidade construída, e uma ideia de autoridade em assuntos reforçada pela atuação online, esses perfis que aparentemente são menores no fim das contas acabam influenciando mais do que os maiores.

“Eu só me deixo influenciar quando eu me identifico”, lembrou a palestrante, e os pequenos e nano influenciadores têm mais chanca de criar uma identificação com o público do que os gigantes.

IA e os Desafios da Economia Criativa

Wharrysson Lacerda, Publisher do Olhar Digital, subiu ao palco ao lado de Yuri Mannes, diretor de inovação da BR Media Group; Ana Paula Passarelli, cofundadora da Brunch e Toast; e Yuri Mussoly, head do Creative Lab Latam do TikTok.

A discussão foi excelente: como ferramentas de IA podem auxiliar a produção de conteúdo e o crescimento da economia criativa.

Wharrysson Lacerda falando ao microfone
Imagem: João Pires de Oliveira Dias Neto

O fundamental é lembrar que a IA é, acima de tudo, uma ferramenta, e é importante deixar claro ao público quando algo foi feito por humanos e quando é conteúdo gerado por máquinas.

Cultura Impulsionada pela Comunidade

Yuri Mussoly, do TikTok, voltou ao palco para reforçar como comunidades são importantes na produção de conteúdo, e a criatividade é fundamental para atingir um público maior. E a IA é uma aliada nesse objetivo.

Podcasts que Movem Massas: A Nova Era de Ouro do Áudio

Bruno Martins, head de conteúdo criativo e original na Farol, lembrou que os brasileiros amam podcasts. Apesar do formato ter chegado no Brasil há duas décadas – em 2024 – ele se tornou gigante nos últimos anos.

O mais importante é que apresentadores são considerados autoridades para o público, o que significa que o que é dito (ou vendido) em um podcast é levado a sério pela audiência.

A IA não pode substituir a autoridade humana – novamente, ela pode auxiliar. É preciso ter equilíbrio.

IA na Música e Inovação no Universo dos Games

O penúltimo painel do dia, apresentado por Alexandre de Maio, falou sobre o uso de ferramentas de IA para auxiliar a produção musical e de games. Para fãs de jogos, a ideia de “inteligência artificial” não é exatamente nova – é como o jogo reage aos comandos do jogador. Mas, para a criação de games, a história é outra. Mais uma vez, o importante é enxergar a tecnologia como uma aliada, e não uma rival.

Futuro da Música: Inteligência Artificial e a Mão de um Produtor Musical

DJ Johnny Bolzan Imagem: João Pires de Oliveira Dias Neto

O DJ Johnny Bolzan foi o responsável pelo último painel do dia – já dando início a uma festa para os presentes. Ele explicou como usa IA para aprimorar a sua produção musical.

Os 20 anos do OD

O Olhar Digital nasceu como um programa de televisão em fevereiro de 2005. Exibido pela Rede TV! no Brasil inteiro, fomos pioneiros e inovadores ao falar sobre tecnologia para o público amplo da TV aberta. Com linguagem acessível e temas inéditos, nos transformamos em referência. Sempre na vanguarda, inovamos trazendo vídeos para as telas dos computadores.

Hoje, somos o maior site de tecnologia do país. Pelos próximos 20 anos, continuaremos nossa missão. Agora, com uma nova revolução pela frente:

A IA é a maior revolução que vamos experimentar depois da revolução digital. A gente entende que esse tema vai mudar o mundo e as vidas das pessoas. E estamos aqui para tentar fazer as pessoas se sentirem à vontade nesse novo mundo que está nascendo.

Wharrysson Lacerda, Publisher do Olhar Digital

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.