Arm anuncia que lançará seu próprio chip

Empresa que geralmente empresa licencia seus projetos de chips para outros fabricantes agora vai focar em ter um produto próprio
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 18/02/2025 18h56
arm chip
Imagem: rarrarorro / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Arm, a renomada empresa britânica de design de semicondutores, está prestes a dar um grande passo ao lançar seu próprio chip, um movimento que representa uma reviravolta significativa em seu modelo de negócios. As informações são do Financial Times.

Tradicionalmente, a empresa licencia seus projetos de chips para grandes players do setor, como Apple e Nvidia, mas sob a liderança de Rene Haas, a Arm agora vai se aventurar na fabricação de seus próprios processadores.

O primeiro chip interno da Arm está previsto para ser lançado neste verão, com a Meta já sendo anunciada como um de seus primeiros clientes.

Essa mudança coloca a Arm em competição direta com alguns de seus maiores clientes no setor de semicondutores, criando uma dinâmica nova e potencialmente disruptiva.

Leia mais:

arm
Empresa britânica de semicondutores deve ter a Meta como um dos seus primeiros clientes – Imagem: Ascannio/Shutterstock

Detalhes do novo chip da Arm

  • O chip será projetado para servidores em data centers, com a promessa de ser altamente personalizável para atender às necessidades de grandes empresas, como a Meta.
  • A produção será terceirizada para parceiros como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., o que implica uma complexa rede de fabricação e distribuição.
  • Esse movimento faz parte de uma estratégia maior do SoftBank, proprietário da Arm, para explorar melhor sua propriedade intelectual, especialmente no setor de chips para inteligência artificial (IA).

A empresa também está negociando a aquisição da Ampere, uma designer de chips para servidores, em uma transação avaliada em cerca de US$ 6,5 bilhões. Além disso, a Arm está fortemente posicionada no crescente mercado de IA, com parcerias estratégicas com empresas como Microsoft, Nvidia e Oracle, contribuindo para seu crescimento exponencial.

A Arm, que foi listada na Nasdaq em 2023 e agora tem um valor de mercado de US$ 173 bilhões, se beneficia do aumento do interesse por IA e da demanda crescente por seus chips em data centers que alimentam assistentes de IA de empresas como OpenAI, Meta e Anthropic.

Logotipo da Arm rodeado por chips
Arm vai almejar novos horizontes com lançamento de chip próprio (Imagem: Ascannio/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.