Trump define tarifas de 25% sobre carros importados

O presidente dos EUA afirmou que ainda pretende dar um tempo para que as empresas tenham fábricas no país e evitem as tarifas
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 19/02/2025 12h02
donald trump
(Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua colocando em prática o seu plano de taxar as importações de outros países. O republicano afirmou que as tarifas para carros importados devem ficar na casa de 25%.

Ele ainda não oficializou estes números, o que só deve acontecer no início do mês de abril. No entanto, o líder da Casa Branca deixou claro que a taxação deve aumentar substancialmente ao longo do período de um ano.

Republicano prometeu dar tempo para as empresas migrarem produção para os EUA

Em declaração dada a jornalistas em Mar-a-Lago, na Flórida, Trump confirmou as tarifas iniciais de 25% sobre carros importados. No entanto, disse que quer dar tempo às empresas para que “tenham fábricas” nos Estados Unidos e assim evitem as taxações.

Fileira de carros de várias cores
Trump prometeu aplicar tarifas para carros importados (Imagem: Mikbiz/Shutterstock)

O republicano ainda se mostrou satisfeito com a decisão da União Europeia de reduzir suas tarifas sobre os automóveis ao nível das dos Estados Unidos. “Na UE, havia um imposto de 10% para os carros e agora eles têm 2,5%, que é exatamente o mesmo nível que temos. Se todo o mundo fizer isso, jogaremos com as mesmas regras”, destacou.

Leia mais

Carros elétricos em linha de produção de uma das montadoras
Ideia é trazer produção de volta para os EUA (Imagem: Jenson/Shutterstock)

O que está por trás das tarifas

  • A decisão de aplicar tarifas faz parte da estratégia da Casa Branca de reduzir o déficit comercial com vários países.
  • No caso das nações europeias, o balanço para os norte-americanos é negativo: US$ 350 bilhões (cerca de R$ 1,9 trilhão).
  • Trump também pretende atrair empresas de volta ao país.
  • Ele mesmo admite que a taxação será suspensa se a produção dos veículos acontecer dentro dos EUA.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.