Como búfalos viraram um grande problema na Amazônia?

Hoje cerca de 5 mil búfalos vivem em uma reserva ambiental na região, o que causa uma série de preocupações ambientais
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 19/02/2025 07h30, atualizada em 04/03/2025 08h33
bfalos-1-1920x1080
Imagem: Wirestock Creators/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você sabia que cerca de 5 mil búfalos vivem atualmente em uma reserva ambiental no município de São Francisco do Guaporé, em Rondônia? Estes animais foram parar lá há décadas e agora estão provocando diversos problemas na região.

Segundo cientistas, a falta de controle sobre os animais está causando a formação de uma área desértica na Reserva Biológica Guaporé. Esta situação gera riscos a várias outras espécies que estão no local.

Como os búfalos chegaram ao local?

  • Em 1953, os administradores do antigo Território Federal do Guaporé, que hoje faz parte do estado de Rondônia, resolveram transferir os búfalos da Ilha de Marajó, no Pará, para a fazenda pública Pau D’Óleo.
  • A introdução dos animais era vista como uma forma de desenvolver a área, especialmente para consumo de carne, leite e derivados.
  • O projeto, no entanto, foi abandonado anos depois.
  • Estes búfalos, então, passaram a se reproduzir e viver soltos na área onde hoje fica a reserva.
  • Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a estimativa é que, sem intervenção, o número de animais se aproxime de 50 mil em 2030.
Búfalos ocupam uma área estimada de 12% da Reserva Biológica Guaporé (Imagem: divulgação/ICMBio)

Leia mais

Solução apresentada foi matar os animais

O grande problema é onde estão os búfalos. A unidade de conservação a REBio Guaporé conta com 615 hectares com extensos pantanais e terras mais altas cobertas por floresta diversificada, abrigando 34 espécies ameaçadas.

Já os búfalos ocupam uma área de 96,6 mil hectares no entorno e no interior da reserva. Diante disso, o MPF ajuizou ação civil pública para que governos federal e estadual sejam obrigados a implementar um plano para erradicação desses animais.

Passagem de búfalos causou desertificação da região (Imagem: divulgação/ICMBio)

Segundo as autoridades, a única solução viável é matar os búfalos, que, por serem selvagens, não servem para alimentação humana. No entanto, não se sabe bem o que fazer com as carcaças destes animais, que poderiam trazer danos ambientais.

O governo de Rondônia afirmou que está realizando “tratativas internas sobre a melhor maneira de abordar o problema”. As informações são do UOL.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.