Facebook anuncia mudança importante sobre vídeos ao vivo

Transmissões ao vivo no Facebook, que antes ficavam armazenadas na rede social indefinidamente, agora serão excluídas após 30 dias
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 19/02/2025 18h20
facebook
Imagem: Cosmin Sava/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook anunciou que, a partir desta quarta-feira (19), os vídeos ao vivo na plataforma serão armazenados por um período de 30 dias, após o qual serão excluídos.

Anteriormente, esses vídeos eram mantidos indefinidamente na rede social. Com a mudança, todos os vídeos ao vivo com mais de 30 dias serão removidos, mas os usuários serão notificados antes da exclusão.

Eles terão um prazo de 90 dias para decidir o que fazer com seus vídeos antigos, podendo optar por baixá-los para seus dispositivos, transferi-los para serviços de armazenamento em nuvem ou convertê-los em novos Reels.

Mudança mira em priorização de conteúdos recentes

  • A decisão de limitar o armazenamento de vídeos ao vivo tem como objetivo alinhar as políticas do Facebook aos padrões da indústria, como destacado pela própria plataforma, que não forneceu maiores explicações sobre o motivo dessa mudança.
  • No entanto, a medida parece ser uma tentativa de melhorar a experiência de vídeos ao vivo, garantindo que o conteúdo mais recente seja priorizado. Comparado com seus concorrentes, o Facebook tem uma política mais restritiva.
  • Por exemplo, a Twitch mantém transmissões anteriores por 60 dias para parceiros e afiliados, enquanto o YouTube armazena vídeos ao vivo indefinidamente, transformando-os em vídeos regulares, a menos que o usuário tenha desabilitado o arquivamento.
navegação no facebook
Usuários que fizeram a transmissão poderão decidir se querem baixar os vídeos ou transferi-los antes da exclusão (Imagem: Thaspol Sangsee / Shutterstock.com)

Leia mais:

Para dar mais flexibilidade aos usuários, o Facebook permitirá que a exclusão dos vídeos seja adiada por até seis meses. Se, após esse período, o usuário não tomar nenhuma ação, os vídeos serão removidos permanentemente e não poderão ser acessados.

A plataforma também está lançando novas ferramentas de download para facilitar o processo, como a opção de baixar em massa os vídeos ao vivo antigos ou transferi-los diretamente para provedores de armazenamento em nuvem como Dropbox e Google Drive.

Além disso, o Facebook parece querer aproveitar a mudança para promover ainda mais os Reels. Os usuários poderão converter seus vídeos ao vivo em Reels, permitindo que mantenham momentos importantes em suas páginas e ampliem sua presença na plataforma.

facebook
Mudança deve ajudar a promover a seção de Reels do Facebook – Imagem: Mamun sheikh K/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.