Jeep, Dodge e Ram vão ganhar sistema de direção “sem as mãos”

O STLA AutoDrive 1.0 permite a direção automatizada em velocidades de até 60 km/h; no futuro, sistema será desbloqueado para 95 km/h
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 20/02/2025 16h22, atualizada em 21/02/2025 20h33
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Stellantis revelou o primeiro sistema de direção semiautônomo de “mãos livres, sem precisar olhar”. A marca é responsável pelos veículos da Jeep, Dodge e Ram. O STLA AutoDrive 1.0 permite a direção automatizada em velocidades de até 60 km/h. 

Segundo a empresa, o recurso foi projetado para áreas urbanas densas e é acionado quando as condições de tráfego e ambientais “se alinham”. A situação é constantemente monitorada por sensores que operam também à noite ou em condições climáticas desafiadoras.

“Uma vez ativado por um botão físico, o sistema assume o controle, mantendo distâncias seguras, ajustando a velocidade e gerenciando a direção e a frenagem perfeitamente com base no fluxo de tráfego”, diz o comunicado.

Monitoramento é feito por sensores no veículo (Imagem: Stellantis/Divulgação)

Em velocidades mais altas, o STLA AutoDrive oferece a conveniência do Controle de Cruzeiro Adaptativo e funções de centralização de faixa nos modos Nível 2 (mãos ativas) e Nível 2+ (mãos não ativas, olhos ativos).

A Stellantis já tem planos de expandir o sistema para o Nível 3, ou seja, 100% automatizado, conforme a classificação da Society for Automotive Engineers (SAE). O objetivo é permitir operação com as mãos livres e sem os olhos em velocidades mais altas, até 95 km/h; e a automação off-road para modelos selecionados.

Leia Mais:

Tecnologia pronta para uso

De acordo com a empresa, o STLA AutoDrive está em conformidade com as regulamentações e não isenta os responsáveis de permanecerem sentados, usarem cinto de segurança e estarem prontos para assumir o controle quando solicitado.

Recurso é acionado a partir de botão (Imagem: Stellantis/Divulgação)

O sistema já pode ser implementado em veículos da marca em todo o mundo, seguindo as estratégias comerciais com a demanda do mercado. O sistema também é conectado à nuvem, permitindo melhorias contínuas e integração de dados em tempo real.

“Ajudar os motoristas a fazer o melhor uso do seu tempo é uma prioridade”, disse Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. “Ao lidar com tarefas de direção de rotina, o STLA AutoDrive aprimorará a experiência de dirigir, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.