Renault inova com sistema para combater incêndios em veículos elétricos; conheça

Fireman Access promete extinguir chamas rapidamente, aumentando segurança e confiança nos veículos elétricos e híbridos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 20/02/2025 01h30
Renderização do sistema
Sistema inundar e resfriar as células da bateria de forma rápida (Imagem: Renault)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Montadoras e empresas de baterias estão intensificando os esforços para resolver o risco de incêndios em veículos elétricos, e a Renault desenvolveu uma solução chamada Fireman Access.

Este sistema visa extinguir incêndios de forma mais rápida e eficaz, com a tecnologia permitindo que os socorristas apaguem as chamas em tempo similar ao de veículos com motores a combustão.

Como o sistema anti-incêndios da Renault deve funcionar

  • O Fireman Access usa um disco adesivo dentro da bateria de alta voltagem, que é desalojado pela pressão da água de uma mangueira externa durante um incêndio;
  • Isso permite inundar e resfriar as células da bateria de forma rápida, prevenindo o fenômeno de fuga térmica, onde as células queimam de maneira incontrolável;
  • A Renault já instalou esse sistema em seus veículos elétricos e híbridos vendidos pela própria Renault e outras de suas marcas, como Dacia e Mobilize, e, agora, oferece a tecnologia a outras montadoras por meio de licenciamento gratuito.

renault
Tecnologia de segurança da Renault combate incêndios em EVs resfriando as células da bateria rapidamente (Imagem: Anton Pentegov/Shutterstock)

Leia mais:

A tecnologia reduz, significativamente, o uso de água e pode extinguir incêndios em minutos. Embora incêndios em veículos elétricos sejam raros, quando ocorrem, são difíceis de apagar, com processos que podem durar horas.

Além disso, outras empresas, como a LG Chem, também desenvolveram soluções para prevenir a fuga térmica, melhorando a segurança desses veículos.

A inovação da Renault visa não apenas aumentar a segurança, mas, também, reforçar a confiança dos consumidores em relação a uma tecnologia ainda em crescimento.

Fachada de concessionária da Renault
Montadora francesa disponibilizou gratuitamente sua tecnologia contra incêndio para veículos elétricos para incentivar uma adoção mais ampla (Imagem: Sergio Photone/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.