Toyota tem carro por R$ 61 mil no Japão, mas ele está com os dias contados

Fazendo a conversão da moeda, o Toyota Axio custa hoje menos do que um Fiat Mobi aqui no Brasil; entenda o movimento da empresa nipônica
Por Bob Furuya, editado por Ana Luiza Figueiredo 20/02/2025 06h00
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Imagem: Reprodução/Toyota
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Quem gosta de carros sabe que os japoneses têm uma ótima fama no mercado: são veículos confiáveis, que quebram pouco e que nunca te deixam na mão. Nesse universo, o grande representante é a Toyota — que não à toa é a montadora que mais vende em todo o planeta.

Talvez o maior defeito seja o preço, pelo menos aqui no Brasil. Você não encontra modelos baratos da marca — nem em revenda direito. Essa, porém, é uma realidade verde e amarela. Sabia que existem carros populares da Toyota em outros lugares do mundo? No próprio Japão, por exemplo.

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O Corolla Axio é um sedan compacto, de quatro portas e baixo custo, que é comercializado em alguns mercados asiáticos. Sabe aquela história que Toyota é “carro de velho”? Ela cabe direitinho pro quadradrão Axio.

Sua primeira versão é de 2006 e, de lá para cá, o modelo teve um bom desempenho de vendas. Apesar disso, o Axio está com os dias contados.

Fachada da Toyota
A Toyota é a montadora que mais vendeu carros no mundo em 2024 (empresa não sai do Top-3 há muito tempo) – Imagem: RidhamSupriyanto/Shutterstock

Forte e barato, mas perto do fim

  • A Toyota já informou que deixará de produzir o modelo em outubro deste ano.
  • Seu principal diferencial de mercado nesses aos todos foi o preço.
  • Atualmente, a geração E160 parte de 1.639.600 ienes na versão básica com tração dianteira e câmbio manual.
  • Isso equivale a R$ 61.460: sim, ele é mais barato que um Fiat Mobi 0 km aqui no Brasil, que sai a pelo menos R$ 76.990.
  • Com tração integral e câmbio CVT, o valor do Axio sobe para 1.913.000 ienes (cerca de R$ 71.735).

É claro que o preço do carro aqui no nosso país sofre também com outros fatores, como impostos e o Custo Brasil. Agora, não deixa de ser impressionante essa comparação de um Toyota ser mais barato que um Mobi.

Ah, mas se o carro ainda vende bem, por que a Toyota decidiu tirá-lo de linha? Essa é uma excelente pergunta, e a resposta passa por dois motivos principais: a modernização e o mercado. Para as montadoras no geral não faz mais tanto sentido lançar veículos básicos.

Primeiro porque eles perderam muita atratividade frente aos carros mais tecnológicos, principalmente os elétricos. E, em segundo lugar, a margem de lucro do negócio diminuiu bastante nos últimos anos.

Ou seja, as empresas preferem fazer carros mais modernos e rentáveis do que modelos populares e de massa. Hoje você ganha dinheiro mais pela qualidade do que pelo volume.

E no Brasil?

A Toyota não fabrica mais o Yaris Sedan desde dezembro do ano passado. E, segundo informa o site Motor1, a projeção é que a marca pare também de montar a versão Hatch. Ou seja, a empresa perderá seus modelos “de entrada” aqui no Brasil.

A marca japonesa parou de produzir o Yaris Sedan aqui no país no fim de 2024 – Imagem: Divulgação/Toyota

E eu coloquei o termo entre aspas, pois o compacto sai a partir de R$ 105 mil no nosso mercado — então não dá para chamar de popular. A verdade é que a Toyota não tem um veículo mais em conta desde o antigo Etios (que é, inclusive, o meu carro até hoje). Isso corresponde à tendência de mercado sobre a qual falamos no tópico anterior.

Sem o Sedan e o Hatch, a montadora deve abrir caminho para o novíssimo Yaris Cross, que será um SUV mais caro do que os antecessores. Ele deve ficar em algum lugar acima das atuais versões de ponta do Yaris e abaixo dos Corollas.

O Yaris Cross foi apresentado na Ásia em maio do ano passado e será feito na fábrica da companhia em Sorocaba, no interior de São Paulo.

No mercado global, o Yaris Cross é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada. Há ainda uma versão híbrida. Os preços devem ficar na casa dos R$ 130 a 180 mil, dependendo da versão.

As informações são do Motor1.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.