YouTube vai ter plano premium mais acessível

Novo pacote mais visa atrair espectadores para o YouTube que buscam opções sem anúncios, mas sem incluir videoclipes
Leandro Costa Criscuolo21/02/2025 19h10
youtube premium
Imagem: PixieMe / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube está prestes a lançar uma versão mais acessível de seu serviço pago, chamada “Premium Lite”, que permitirá aos usuários assistir a podcasts e vídeos educativos sem anúncios. As informações são da Bloomberg.

Esse plano será lançado inicialmente nos EUA, Austrália, Alemanha e Tailândia, e foi desenvolvido para atrair espectadores que preferem conteúdos além dos videoclipes musicais.

O YouTube Premium, por sua vez, oferece uma experiência sem anúncios em todos os vídeos, incluindo videoclipes, e custa US$ 13,99 por mês nos EUA. No Brasil, o plano individual sai por R$ 24,90.

Leia mais:

Logo do YouTube Premium em notebook
Novo plano pode mudar a forma como criadores geram receita na plataforma – Imagem: Thaspol Sangsee/Shutterstock

Estratégia para bater a concorrência

  • O novo pacote “Premium Lite” será uma opção mais barata, com a maioria dos vídeos sem anúncios, e é parte da estratégia do YouTube para oferecer mais flexibilidade aos usuários.
  • O lançamento acontece em um momento de crescente competição pelo público de podcasts, especialmente com a recente movimentação do Spotify, que introduziu um programa sem anúncios em conteúdo de vídeo para seus assinantes em alguns países.
  • Embora o Spotify tenha atraído uma boa adesão de criadores ao novo modelo, muitos podcasters ainda hesitam devido à incerteza sobre a compensação financeira.

Com o “Premium Lite”, o YouTube espera atrair fãs de podcasts e outros conteúdos sem videoclipes, mantendo, no entanto, a necessidade de uma assinatura do YouTube Premium para quem deseja ver videoclipes sem anúncios.

Isso pode também mudar a forma como os criadores de conteúdo geram receita, já que, se o plano for amplamente adotado, a receita de assinaturas pode se tornar uma fonte mais importante de ganhos, reduzindo a dependência dos criadores em publicidade.

YouTube Premium
Aumento no consumo em conteúdos como podcasts motivou criação de novo plano – Imagem: Muhammad Alimaki / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.