Alzheimer pode ser causado por infecção nas gengivas, diz estudo

Pesquisadores identificaram a presença da bactéria Porphyromonas gingivalis nos cérebros de pacientes falecidos com Alzheimer
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 21/02/2025 11h38
doença de alzheimer
Imagem: luchschenF/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Alzheimer pode não ser apenas uma doença, mas sim uma infecção. É isso o que têm defendido muitos cientistas nos últimos anos. E um dos estudos que corrobora com esta visão aponta que um possível culpado pode ser a nossa boca.

No trabalho, pesquisadores identificaram a presença da bactéria Porphyromonas gingivalis nos cérebros de pacientes falecidos com Alzheimer. Ela é responsável pela periodontite crônica, uma doença nas gengivas popularmente chamada de piorreia.

Bactéria pode ter ligação com o Alzheimer

  • Esta não foi a primeira vez que esta possibilidade é sugerida.
  • Em experiências com ratos, os pesquisadores identificaram que a infecção levou à colonização do cérebro pela bactéria, acompanhada por um aumento na produção de beta-amiloide (Aβ), uma proteína associada ao Alzheimer.
  • A equipe destaca que isso não é uma prova definitiva de que a doença é causada pela bactéria.
  • No entanto, apontam para novas possibilidades.
  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Science Advances.
imagem mostra várias bactérias dentro do corpo humano
Bactéria causadora de doença na gengiva foi encontrada nos cérebros de pacientes falecidos com Alzheimer (Imagem: wildpixel/iStock)

Leia mais

Mais estudos são necessários para confirmar hipótese

Os cientistas ainda observaram enzimas tóxicas chamadas gingipaínas, secretadas pela bactéria, nos cérebros de pacientes com Alzheimer. Elas estão associadas a dois marcadores da doença: a proteína tau e a ubiquitina.

As enzimas também foram encontradas, mas em menor grau, em pessoas sem o diagnóstico da doença. Isso indica que a infecção cerebral por P. gingivalis não é resultado de má higiene oral após o início da demência, por exemplo.

Causa do Alzheimer pode ter sido descoberta (Imagem: Lightspring/Shutterstock)

Além disso, um composto desenvolvido pela empresa, chamado COR388, demonstrou em experiências com ratos a capacidade de reduzir a carga bacteriana de uma infecção cerebral estabelecida por P. gingivalis, ao mesmo tempo que diminuiu a produção de beta-amiloide e a neuroinflamação. De qualquer forma, são necessários novos estudos para confirmar esta possível causa da doença.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: