Possível vacina contra a tuberculose mostra resultados promissores

Ensaios pré-clínicos revelam fortes respostas imunológicas e eficácia, oferecendo esperança para novos tratamentos contra a doença
Leandro Costa Criscuolo21/02/2025 19h12
tuberculose
Imagem: joel bubble ben/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova vacina de mRNA contra a tuberculose está mostrando resultados promissores em ensaios pré-clínicos, representando um avanço significativo no combate à doença, que recentemente superou a COVID-19 como a mais mortal doença infecciosa do mundo.

Atualmente, a única vacina disponível contra a TB é a BCG, que tem mais de um século e oferece proteção variável.

Inspirados pelo sucesso das vacinas de mRNA contra a COVID-19, cientistas australianos desenvolveram a vacina mRNACV2, que usa uma proteína da bactéria Mycobacterium tuberculosis para estimular uma forte resposta imunológica. O estudo foi publicado no jornal eBioMedicine.

Leia também:

imagem mostra uma ilustração em 2d de um pulmão sobre o tronco de uma mulher, mostrando como o órgão está comprometido
A tubeculose é considerada atualmente a mais mortal doença infecciosa do mundo (Imagem: Mi_Viri/iStock)

Descobertas do estudo

  • Testes em camundongos mostraram que a vacina induziu altos níveis de células T e anticorpos e, quando os camundongos foram infectados com a TB, suas cargas bacterianas nos pulmões foram significativamente reduzidas.
  • Além disso, a vacina se mostrou eficaz como reforço quando administrada após a BCG, oferecendo proteção adicional a longo prazo.
  • Embora ainda em fase pré-clínica, esses resultados representam um grande passo no desenvolvimento de vacinas contra a TB e indicam o potencial do mRNA em doenças bacterianas. O próximo passo é testar a vacina em humanos.

Este estudo reforça o potencial das vacinas de mRNA não só para doenças virais, como a COVID-19, mas também como uma plataforma escalável e econômica para combater doenças bacterianas, como a tuberculose.

Outro avanço importante recente foi feito em ensaios para uma vacina contra o câncer de pâncreas, que também demonstrou bom potencial em resultados. Leia mais aqui.

Vacina mostrou resultados promissores, e o próximo passo será realizar testes com humanos – Imagem: Shutterstock/ Marko Aliaksandr
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.