Uso excessivo de telas causa problemas de fala e linguagem em crianças, diz estudo

No total, foram avaliados os impactos em crianças de 0 a 5 anos de idade na América do Sul, América do Norte e Europa
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 21/02/2025 06h10
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Imagem: ABO PHOTOGRAPHY/ Shutterstock/
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Pesquisadores da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, analisaram os efeitos da exposição prolongada às telas para a saúde de crianças. Eles descobriram que os dispositivos podem prejudicar a capacidade e compreensão da linguagem.

O trabalho incluiu televisão e outros dispositivos eletrônicos. No total, foram avaliadas crianças de 0 a 5 anos de idade na América do Sul, América do Norte e Europa. O estudo foi publicado na APA PsycNet Advanced Search.

Quanto maior o tempo de tela, piores os resultados

Os dados da pesquisa foram coletados a partir de relatos dos pais. O objetivo dos pesquisadores era avaliar a capacidade e compreensão da linguagem dos menores e como isso pode ser impactado pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

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Pesquisadores alertam para os efeitos das telas no desenvolvimento das crianças (Imagem: SeventyFour/Shutterstock)

Os resultados indicaram que crianças com idades pré-escolares que passavam mais tempo diante das telas apresentaram pontuações mais baixas em produção e compreensão da linguagem. Além disso, elas demonstraram menor proximidade com os pais.

Os pesquisadores afirmam que foi encontrada “uma relação linear, ou seja, quanto mais tempo passavam diante da tela, piores eram os resultados, especialmente nos casos de maior exposição”.

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Uso de telas por crianças tem aumentado consideravelmente nos últimos anos (Imagem: Twin Design/Shutterstock)

Crianças pode desenvolver sintomas de ansiedade e depressão

  • Os resultados do estudo confirmam uma análise anterior feita por especialistas de que o tempo de tela na primeira infância impacta diretamente as habilidades das crianças ao ingressarem na escola.
  • A equipe destacou que “o aumento drástico do uso de telas nos últimos anos pode, em parte, explicar a queda na preparação escolar das crianças”.
  • O trabalho ainda revelou que crianças de 2 a 5 anos que passam muito tempo diante das telas têm maior probabilidade de desenvolver sintomas de ansiedade, depressão e isolamento social.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.