IA será utilizada para mapear os vírus que vivem no corpo humano

Uma pessoa saudável pode abrigar dezenas de trilhões de vírus, mas apenas uma pequena fração deles é conhecida pela ciência
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 21/02/2025 06h50, atualizada em 04/03/2025 08h33
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os vírus são normalmente associados com doenças. Mas nem todos estes organismos são capazes de provocar problemas de saúde, ainda mais os considerados graves, sendo a grande maioria deles até mesmo benéficos para o nosso organismo.

Na verdade, uma pessoa saudável pode abrigar dezenas de trilhões de vírus. No entanto, apenas uma pequena fração deles já foi mapeada pela ciência. É por isso que cinco universidades estão unindo esforços para usar inteligência artificial e mudar este quadro.

IA vai analisar milhões de amostras

  • Este grande estudo recebeu o nome de Programa Viroma Humano e deve durar cinco anos.
  • A ideia é coletar saliva, fezes, sangue, leite e outras amostras de milhares de voluntários.
  • Todas elas, então, serão analisadas pela IA.
  • Os pesquisadores destacam que identificar estes vírus é um trabalho difícil, uma vez que alguns organismos são tão pequenos que podem se esconder dentro das células humanas.
  • Alguns podem até inserir seus genes no DNA da célula hospedeira, onde podem se esconder por anos antes de se replicar.
  • A expectativa é conseguir detectar dezenas de milhões de vírus até então desconhecidos.
  • Os cientistas também querer descobrir qual a função de cada um dos organismos mapeados.
  • As informações são do The New York Times.
Imagem de um vírus que causa doenças
Podem existir dezenas de trilhões de vírus dentro do nosso corpo (Imagem: Niphon Subsri/Shutterstock)

Leia mais

Muitos vírus vivem de forma harmônica no nosso corpo

Um dos maiores desafios do projeto é descobrir os efeitos benéficos dos vírus. Os cientistas destacam que vários organismos vivem normalmente dentro do corpo humano. Eles até podem se beneficiar de bactérias.

Essa parceria também pode ser boa para nossa saúde. Estudos recentes sugerem que alguns vírus podem ajudar o nosso organismo a se defender contra patógenos invasores. Os citomegalovírus, por exemplo, podem ajudar na prevenção do câncer de pele.

Nem todos os vírus causam problemas de saúde (Imagem: Peeradach R/Shutterstock)

Neste caso específico, os citomegalovírus se tornam ativos dentro das células da pele que foram danificadas pelo sol. As células infectadas produzem proteínas virais, que chamam a atenção das células imunológicas próximas. Eles atacam as células danificadas, impedindo o desenvolvimento da doença.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.