Menção a WhatsApp ilimitado “some” do site de operadora; entenda

Atitude gerou dúvidas entre clientes da operadora e sobre futuro do zero rating da empresa
Rodrigo Mozelli21/02/2025 18h36
Logo do WhatsApp em um smartphone segurado por uma pessoa
(Imagem: DenPhotos/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Segundo informações do UOL, a Vivo removeu, da página dos planos controle em seu site, a menção à disponibilidade de uso do WhatsApp de forma ilimitada. Isso gerou dúvidas e preocupações entre clientes da operadora e sobre o futuro do zero rating da empresa (saiba o que é mais abaixo).

Logo da Vivo, na horizontal, em um smartphone
Mudança preocupou clientes da empresa (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Apesar disso, o portal informa que documentos oficiais da empresa indicam que o mensageiro da Meta segue com acesso ilimitado para mensagens de texto, fotos, áudios e vídeos. Enquanto chamadas de voz (VoIP), de vídeo e acesso a links externos estão fora do zero rating.

Segundo o site, TIM, Claro e outros concorrentes oferecem o mesmo benefício nos planos ofertados. No caso da Claro, há, inclusive, a gratuidade de videochamadas.

Leia mais:

Vivo e o zero rating

  • Zero rating trata-se de prática utilizada pelas operadoras de telefonia que permite o uso de certos apps ou serviços sem descontar da quantidade de dados móveis da franquia do cliente;
  • Ou seja, mesmo que o usuário não possua mais internet em seu plano, ainda assim, pode acessar esses apps ilimitadamente;
  • No WhatsApp, o zero rating possibilita aos usuários enviar e receber mensagens sem consumo da internet disponibilizada no plano contratado.

O que diz a Vivo

Ao Olhar Digital, a Vivo informou que nada mudou. “A Vivo informa que não houve alteração nos seus planos“, disse, por meio de nota.

Logo da Vivo na fachada de um prédio
Empresa disse que WhatsApp ilimitado segue sendo ofertado (Imagem: Alison Nunes Calazans/Shutterstock)

WhatsApp testa simplificar o caminho para conversar com IA no iPhone

WhatsApp testa substituir a guia de Comunidades por uma dedicada a recursos baseados em inteligência artificial (IA) generativa na versão para iPhone do aplicativo. É o que consta no update para a versão 25.3.1073 do Programa Beta TestFlight para iOS (sistema do iPhone), segundo o WABetaInfo.

Confira a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: