Moraes determina que Rumble indique um representante legal no Brasil

Caso a determinação de Moraes não seja cumprida, a plataforma de vídeos poderá ser suspensa no país e condenada ao pagamento de multa
Alessandro Di Lorenzo21/02/2025 09h58, atualizada em 09/07/2025 15h51
Ministro do STF Alexandre de Moraes lendo documentos
(Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Assim como aconteceu no passado com o X (antigo Twitter), o ministro Alexandres de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a rede social Rumble indique um representante legal no Brasil. O prazo para o cumprimento da decisão é de 48 horas, valendo até domingo (23).

Caso a solicitação não seja atendida, a plataforma de vídeos poderá ser suspensa no país e condenada ao pagamento de multa. A determinação ocorre após a empresa apresentar uma ação contra o ministro na Justiça dos EUA.

Rede social está descumprindo legislação brasileira

Em sua decisão, Moraes lembra que a rede social está sem representante legal no país, o que significa uma violação das leis brasileiras. Conforme documentos que constam nos autos, os advogados da empresa renunciaram ao mandato de representação e novos representantes não foram indicados.

Fachada do STF
Ministro do STF deu prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão (Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro destacou que “o ordenamento jurídico brasileiro prevê, portanto, a necessidade de que as empresas que administram serviços de internet no Brasil tenham sede no território nacional, bem como, atendam às decisões judiciais que determinam a retirada de conteúdo ilícito gerado por terceiros, nos termos do dispositivos anteriormente indicados, sob pena de responsabilização pessoal”.

Segundo Alexandre de Moraes, apesar da determinação da suspensão dos perfis nas redes sociais, o blogueiro Allan dos Santos continua criando novas páginas para continuar o “cometimento de crimes”. O apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro vive nos Estados Unidos e teve a prisão decretada por disseminar ataques aos ministros da Corte. Ele é considerado foragido.

Leia mais

Rede social pode ser suspensa no Brasil (Imagem: Tada Images/Shutterstock

Rumble está processando Moraes

  • A plataforma de vídeos entrou com uma ação contra o ministro do STF nos EUA.
  • O processo foi apresentado em conjunto com o grupo de comunicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
  • O texto cita o bloqueio de diversas contas de usuários, incluindo um “muito conhecido”.
  • Além disso, diz que a decisão não tem efeito legal nos EUA.
  • Por fim, a empresa acusa Moraes de censura.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.