Moraes encerra conta no X um dia após multar rede social

Perfil foi desativado a pedido do próprio ministro do STF; magistrado multou empresa de Musk por caso envolvendo blogueiro bolsonarista
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 21/02/2025 17h10, atualizada em 04/08/2025 12h21
Captura-de-tela-2025-02-21-141524-1920x1061.png
Moraes não deve migrar para outra rede social (Imagem: Gustavo Moreno/STF/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não tem mais uma conta na rede social X (antigo Twitter). O perfil foi desativado nesta sexta-feira (21) a pedido do próprio magistrado, segundo informou o STF ao site g1, mas sem detalhes do motivo.

Moraes já não era ativo na plataforma desde janeiro de 2024, e, de acordo com apuração da TV Globo, ele não pretende migrar para outra rede social. O perfil criado em 2017, agora, exibe a seguinte mensagem: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)”.

Ao g1, a representação do X no Brasil explicou que a plataforma emite avisos específicos em casos de exclusão ou bloqueio da conta por decisão da rede social — o que não se enquadra no caso do magistrado.

Conta foi desativada por decisão do próprio ministro do STF (Imagem: Reprodução)

No ano passado, a rede social ficou bloqueada por mais de um mês por ordem de Moraes após o descumprimento de uma série de ações judiciais do Supremo. À época, o X pagou quase R$ 30 milhões em multas.

Leia Mais:

Relação com rede de Elon Musk não é pacífica

A exclusão da conta ocorre um dia depois de o ministro do STF multar o X em R$ 8,1 milhões por um caso envolvendo Allan dos Santos, que foi acusado de divulgar na plataforma conversas falsas atribuídas a uma jornalista. 

Elon Musk durante evento
Moraes já bloqueou X por mais de um mês no Brasil (Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)

A plataforma atrasou a exclusão do perfil do blogueiro mesmo após decisão judicial de outubro do ano passado. O X — que perdeu todos os recursos no caso — diz que as informações cadastrais não foram enviadas à Corte porque não armazena os dados. 

Nesta semana, Moraes foi processado pelo grupo de comunicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble. A ação protocolada em um tribunal da Flórida acusa o ministro de censura por bloquear diversas contas de usuários, incluindo um “muito conhecido”.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.