De outro mundo: tesouro espanhol guarda metal extraterrestre

O ferro meteórico possui uma composição diferente do ferro terrestre; característica permitiu aos pesquisadores identificar a origem do material
Gabriel Sérvio24/02/2025 14h24, atualizada em 24/02/2025 18h40
Metal estranho de além do nosso planeta encontrado em um antigo tesouro escondido
Imagem: Museu Arqueológico Municipal de Villena
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma descoberta recente no Tesouro de Villena, um conjunto de artefatos da Idade do Bronze encontrado na Espanha, está desafiando as compreensões atuais sobre a metalurgia antiga na Península Ibérica.

Dois objetos, uma pulseira e um objeto hemisférico oco, ambos com aparência de ferro, foram analisados e os resultados sugerem que foram feitos de ferro meteórico, material proveniente de meteoritos que caíram na Terra.

Metal alienígena revelado em achado arqueológico

A descoberta é significativa porque a Idade do Ferro na Península Ibérica, período em que o ferro terrestre começou a ser utilizado, só começou por volta de 850 a.C. No entanto, os artefatos de ouro do Tesouro de Villena foram datados entre 1500 e 1200 a.C.

A descoberta de objetos de ferro meteórico nesse contexto indica que a tecnologia e as técnicas de metalurgia da época eram mais avançadas do que se pensava.

A descoberta de objetos de ferro meteórico no Tesouro de Villena amplia a compreensão sobre as práticas metalúrgicas na Idade do Bronze. Imagem: Museu Arqueológico Municipal de Villena

O ferro meteórico possui uma composição diferente do ferro terrestre, com um teor de níquel mais elevado. Essa característica permitiu aos pesquisadores identificar a origem extraterrestre do material. A descoberta coloca a pulseira e o objeto hemisférico como os primeiros de ferro meteórico encontrados na Península Ibérica.

Apesar da alta corrosão dos objetos, que dificulta a análise, os resultados obtidos até agora são consistentes com a origem meteórica do ferro. Os pesquisadores sugerem que técnicas mais recentes e não invasivas podem ser utilizadas para obter dados mais detalhados e confirmar a descoberta.

Leia mais:

O Tesouro de Villena, descoberto em 1963, é composto por 66 objetos, a maioria de ouro, e é considerado um dos exemplos mais importantes da ourivesaria da Idade do Bronze na Europa. A adição desses dois objetos de ferro meteórico ao tesouro aumenta ainda mais seu valor histórico e cultural.

As descobertas foram publicadas em Trabajos de Prehistoria .

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.