Duas ondas de calor atingem o Brasil de forma simultânea

Uma delas está localizada na região central, enquanto a outra atua no Sul do Brasil. Temperaturas podem chegar próximas aos 40ºC
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 24/02/2025 11h50
Ilustração digital com termômetro marcando temperatura alta em dia vermelho
(Imagem: simon jhuan/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A última semana de fevereiro será quente e abafada, com condições para pancadas de chuva em praticamente todo o Brasil. Nesta segunda-feira (24), as temperaturas mais altas devem ser registradas no Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde os termômetros podem atingir a marca de 36°C.

Este cenário é resultado de duas ondas de calor diferentes. Uma delas está localizada na região central, afetando estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, São Paulo e Minas Gerais. A outra atua no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

Temperaturas podem ficar até 5°C acima da média

  • Apenas em 2025, o Brasil já registrou quatro ondas de calor, sendo três apenas no Sul do país.
  • O mais novo fenômeno começou a atuar no último sábado (22) e pode elevar as temperaturas em até 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias.
  • Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), regiões do centro-oeste gaúcho podem atingir temperaturas em torno dos 40°C.
  • O calorão também afeta grande parte de Santa Catarina.
  • A expectativa é que as altas temperaturas continuem até a quinta-feira (27).
  • Já a onda de calor na região central, que começou a atuar no dia 12 de fevereiro, deve se despedir nesta segunda.
Mulher secando suor do rosto em dia quente no Rio de Janeiro
Temperaturas podem chegar próximas aos 40ºC em algumas regiões (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Leia mais

Previsão de temporais para quase todo o Brasil

Além do calor, a região Sul do Brasil pode ter pancadas de chuva moderadas a fortes nesta segunda. A Climatempo alerta para a possibilidade de raios nas áreas do Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, no Centro, Norte e Nordeste de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí, e no Leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba. 

No Sudeste, os temporais podem acontecer no leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, o Vale do Ribeira, a região da Serra da Mantiqueira, e as regiões de Campinas e de Sorocaba. O mesmo vale para o noroeste do estado de São Paulo, parte do triângulo Mineiro e para o extremo sul do Rio de Janeiro, região de Resende e de Visconde de Mauá. 

Tempestade de raios
Há risco de temporais com raios nesta segunda (Imagem: Cristi Mitu/Shutterstock)

Chuva forte também está prevista para o Nordeste do Brasil, no sul do Maranhão e do Piauí. Já no Centro-Oeste, quase todas as regiões podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes, especialmente durante a tarde e à noite. A única região que fica sem alertas para chuva forte é o sul de Mato Grosso do Sul. 

Por fim, no Norte, há risco de temporais no oeste do Acre, no leste de Rondônia, em quase todas as regiões do Amazonas e do Pará, no centro-norte do Tocantins e também no Amapá. Em Roraima e nas demais áreas dos outros estados da Região Norte, as pancadas de chuva devem ser moderadas a fortes.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.