FBI e outras agências dos EUA negam pedido de Musk

Musk pediu que funcionários de agências dos Estados Unidos explicassem quais as tarefas que realizam em seus trabalhos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Ana Luiza Figueiredo 24/02/2025 11h48
Elon Musk
Imagem: photosince/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Elon Musk foi um dos maiores apoiadores de Donald Trump durante a campanha presidencial nos Estados Unidos. Após a vitória do republicano, o bilionário recebeu até mesmo um cargo dentro da Casa Branca.

O empresário chefia o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e tem como missão reduzir os gastos do governo. No entanto, as ações dele não têm agradado algumas agências dos EUA, inclusive as dirigidas por leais colaboradores do presidente.

Pedido de Musk causou descontentamento

  • Nos últimos dias, Musk pediu que funcionários de diversas agências ligadas ao governo dos Estados Unidos explicassem formalmente quais as tarefas que realizam em seus trabalhos.
  • Caso não atendessem esta solicitação, eles poderiam perder o emprego.
  • O prazo para isso acaba nesta segunda-feira (24).
  • No entanto, o pedido desagradou o Pentágono e agências federais norte-americanas, como o FBI.
  • Neste cenário, funcionários públicos federais foram aconselhados a não responder o pedido do empresário.
  • A resistência em atender a uma solicitação de Elon Musk pode indicar um possível atrito entre figuras-chave da administração Trump.
Ao fundo, fotos de ELon Musk (direita) e Donald Trump (esquerda); à frente, parte da bandeira dos EUA tremulando na tela de um smartphone
Trump colocou Musk dentro do governo dos EUA (Imagem: bella1105/Shutterstock)

Leia mais

Caso pode acabar na Justiça

O Departamento de Defesa dos EUA publicou uma nota pedindo ao seu pessoal para “pausar qualquer resposta” ao e-mail com o assunto “O que você fez na semana passada?”. O órgão destacou que é responsável por revisar o desempenho de seu pessoal e realizará qualquer revisão de acordo com seus próprios procedimentos.

Segundo a imprensa local, funcionários designados pelo governo Trump no FBI, no Departamento de Estado e no escritório nacional de inteligência também instruíram seus integrantes a não responder por enquanto.

FBI é uma das agências que contestou pedido de Musk (Imagem: Dzelat/Shutterstock)

Já a Federação Americana de Funcionários Governamentais (AFGE), o maior sindicato do serviço público americano, prometeu contestar qualquer demissão ilegal.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.