Tesla compra empresa de engenharia falida na Alemanha

Manz é especializada na fabricação de bateria e outros serviços para mobilidade elétrica; 300 funcionários serão mantidos, enquanto 100 serão dispensados
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 26/02/2025 03h40
Pessoa trabalhando na fabricação de um veículo em uma linha de montagem
Tesla já mantém fábrica de produção do Model Y na Alemanha (Imagem: Divulgação/Tesla)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa de engenharia de automação alemã Manz anunciou, nesta terça-feira (25), a venda de parte de seus ativos para a Tesla Automation, subsidiária da Tesla. A conclusão da transação ainda está sujeita à aprovação do Escritório Federal de Cartéis da Alemanha.

A companhia — que entrou com pedido de proteção contra falência em dezembro do ano passado — é especializada no setor de mobilidade elétrica, com fabricação de baterias, serviços de montagem, soldagem ultrassônica, colagem e soldagem a laser, entre outros.

Um comunicado informa que a Tesla pretende operar unidade adicional da Manz na cidade de Reutlingen (Alemanha) no futuro. A empresa de Elon Musk vai assumir 300 funcionários da companhia, mas outros 100 perderão seus empregos.

Empresa de Musk pretende ampliar sede atual da Manz (Imagem: Divulgação/Tesla)

“Estamos ganhando funcionários qualificados com alto nível de experiência em engenharia mecânica de alta tecnologia. Reutlingen é um complemento ideal para a implementação bem-sucedida contínua de nossos projetos globais de automação no Tesla Group. Estamos muito satisfeitos em realizar inovações futuras lá”, disse Lothar Thommes, Diretor Geral da Tesla Automation.

Leia mais:

Model Y foi eleito o melhor veículo elétrico nos EUA em 2024 (Imagem: Divulgação/Tesla)

Tesla em solo europeu

  • O anúncio da aquisição foi feito no mesmo dia em que a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis informou queda de 45% nas vendas da Tesla na Europa no mês de janeiro — mesmo com o crescimento de 37% da demanda por veículos elétricos;
  • Na Alemanha, a Tesla registrou apenas 1.277 novos carros, menor volume mensal desde 2021;
  • O resultado mexeu com os investidores: as ações da empresa recuaram 8% na bolsa estadunidense e o valor de mercado da companhia ficou abaixo de US$ 1 trilhão (R$ 5,77 trilhões, na conversão direta);
  • A montadora mantém fábrica na Alemanha, onde produz milhares de veículos Model Y e milhões de células de bateria. “A Gigafactory Berlin-Brandenburg é a primeira fábrica da Tesla na Europa e a nossa fábrica mais avançada, sustentável e eficiente”, diz o site da empresa.
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.