Mudanças na Meta: discursos de ódio podem disparar

Mark Zuckerberg, alegando defesa da "liberdade de expressão", mudou políticas de moderação da Meta. Agora, as consequências devem aparecer
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 26/02/2025 06h30
Logos de Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger em um smartphone
(Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
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Após mudanças nas políticas de moderação de conteúdo do Facebook e Instagram, a Meta pode enfrentar um aumento significativo de discurso de ódio e conteúdos prejudiciais.

De acordo com dados do Center for Countering Digital Hate (CCDH), estima-se que mais 277 milhões de casos de discurso de ódio possam surgir a cada ano devido a uma mudança na forma de identificar esses conteúdos, agora dependente de denúncias de usuários em vez de sistemas automatizados.

Até então, a Meta usava medidas proativas que bloqueavam 97% dos conteúdos nocivos, mas, com a mudança, a empresa planeja contar mais com relatórios de usuários, o que pode ser ineficaz, segundo o CCDH.

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No começo do ano, a Meta anunciou a substituição do seu programa de checagem de fatos pelo trabalho voluntário de usuários – Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

Regras para discursos de ódio não estão claras

  • A Meta justifica a alteração dizendo que seus sistemas automatizados cometeram erros, especialmente em conteúdos menos graves.
  • Contudo, especialistas alertam que isso pode abrir espaço para mais abusos e discursos de ódio nas plataformas.
  • A empresa também não especificou como aplicará suas regras em relação a conteúdos mais sensíveis, como discurso de ódio e assédio.

A Meta discorda das estimativas do CCDH, chamando sua metodologia de falha, e a empresa se recusa a fornecer previsões sobre o impacto das novas políticas.

Além disso, a mudança levanta preocupações sobre a eficácia do sistema de denúncias e sobre a responsabilidade da Meta em garantir um ambiente seguro para seus usuários.

Defensores de grupos marginalizados, como o GLAAD, criticam a decisão, afirmando que ela representa um retrocesso nas melhores práticas de moderação e que a plataforma agora deixará os usuários expostos a mais conteúdo prejudicial.

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Meta questionou dados que indicam que os discursos de ódio em suas redes poderão aumentar (Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.