Confira o Olhar Digital News na íntegra (26/02/2025)

Por que Marte é vermelho? Estávamos errados sobre o motivo!
Vitoria Lopes Gomez26/02/2025 20h40, atualizada em 26/02/2025 20h53
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Veja os destaques do Olhar Digital News desta quarta-feira (26):

Anéis de Saturno vão desaparecer daqui a um mês

Saturno é conhecido por seus anéis impressionantes. No entanto, essa característica marcante deve desaparecer dentro de um mês – pelo menos, do ponto de vista da Terra. O ‘sumiço’ acontecerá no dia 23 de março, fruto de uma ilusão de ótica que ocorre quando nosso planeta e a Saturno se alinham  de maneira que a banda mais fina dos anéis fica voltada para nós, os tornando praticamente invisíveis.

O impacto crescente dos megaicebergs da Antártida

O maior iceberg do mundo está chamando atenção por um motivo preocupante: ele está à deriva no Atlântico Sul, rumo a uma ilha cheia de vida. O A23, que se desprendeu da Antártica em 1986, estava encalhado, mas voltou a se mover em 2023 e levantou um alerta em relação ao impacto em áreas costeiras.

Marte: parece que estávamos errados sobre o planeta vermelho

A cor do Planeta Vermelho pode revelar mistérios do passado de Marte. Até agora, acreditávamos que o tom avermelhado era resultado de processos secos, como a oxidação de minerais após o desaparecimento da água. Mas uma nova pesquisa revelou que a cor marcante do astro pode, na verdade, ser fruto de um passado úmido.

IA no trabalho: ainda temos um pé atrás com a tecnologia

A inteligência artificial chamou atenção pelo potencial de revolucionar o mundo do trabalho. Uma pesquisa do Pew Research Center mostrou que, na prática, não é bem assim: 80% dos trabalhadores nos Estados Unidos não utilizam IA na hora de trabalhar.

Entre aqueles que usam, poucos relatam melhoras significativas na produtividade ou qualidade das tarefas. Além disso, apenas 29% dos entrevistados expressaram otimismo sobre o impacto dessa tecnologia.

China lança 1º robô humanoide capaz de dar mortal para frente

Imagine um movimento complicado até para ginastas mais experientes: dar um mortal para frente. É isso que o robô PM01, da startup chinesa EngineAI, é capaz. O modelo tem 1,38 metro de altura e 40 quilos, e demonstrou essa habilidade em novo vídeo divulgado pela empresa.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.