Medicamento que promete prolongar vida dos cães ganha aprovação preliminar

Startup recebe aprovação preliminar de agência reguladora para medicamento que pode aumentar a longevidade canina
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 27/02/2025 05h30, atualizada em 27/02/2025 21h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Loyal, uma startup de biotecnologia de São Francisco, anunciou um avanço significativo em seu medicamento antienvelhecimento para cães, que recebeu uma certificação da FDA de “expectativa razoável de eficácia” para aumentar a longevidade dos cães idosos. As informações são do The Washington Post.

A pílula foi desenvolvida para cães com 10 anos ou mais e pesando 6,35 kg ou mais, e ainda precisa passar por mais testes para garantir sua segurança antes de ser disponibilizada aos veterinários.

Longevidade de cães é tema cada vez mais abordado

  • Este medicamento é o resultado de anos de pesquisa, com o objetivo de melhorar a aptidão metabólica dos cães à medida que envelhecem.
  • A alternativa poderia ser viável para manter cães idosos saudáveis sem recorrer à restrição calórica, uma abordagem comprovada, mas pouco prática para os donos.
  • O mercado de medicamentos e suplementos voltados para a longevidade tem atraído grande investimento, com a Loyal levantando mais de US$ 150 milhões desde sua fundação em 2019.
Cachorro Golden Retriever se rolando na grama
Medicamento pode marcar um avanço no mercado de saúde animal – Imagem Shutterstock/Foto Veronica Varos

Leia mais:

Embora a ideia de prolongar a vida dos cães seja popular entre os donos, especialistas alertam sobre os riscos imprevistos de medicamentos em fase de testes, defendendo que alimentação saudável e atividade são essenciais para o bem-estar animal.

De qualquer forma, a crescente preocupação com a longevidade dos pets reflete uma tendência maior da sociedade, que está cada vez mais disposta a investir em tratamentos que proporcionem uma vida mais longa e saudável para seus animais de estimação.

Apesar da aprovação recente, medicamento ainda precisa passar por mais etapas de testes para que possa ser usado com segurança nos cães – Image: Kaia92/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.