Jeff Bezos muda linha editorial do jornal Washington Post e causa polêmica

Novo alinhamento político acende alerta para independência editorial
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 27/02/2025 15h38, atualizada em 27/02/2025 16h50
Washington Post
(Imagem: Sharaf Maksumov/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, é dono do jornal americano Washington Post desde 2013. Agora, ele anunciou uma grande mudança na linha editorial da seção de opinião do veículo para “defender as liberdades individuais e os mercados livres“.

Após o anúncio, o então editor de opinião David Shipley se demitiu do cargo.

Bezos é fundador da Amazon e da Blue Origin (Imagem: lev radin/Shutterstock)

Jeff Bezos está mudando alinhamento do Washington Post

A mudança vale apenas para a seção de opinião e indica uma orientação do Washington Post à direita americana. O CEO do jornal, Will Lewis, deixou claro que a intenção não é favorecer um espectro político, mas ser transparente em relação aos valores do veículo de comunicação.

Já Jeff Bezos argumenta que a internet está cheia de opiniões e que o Post deve se posicionar de forma clara sobre seu alinhamento.

Sede do The Washington Post
Jornal foi comprado por Bezos em 2013 (Crédito: DCStockPhotography/ShutterStock)

Jornal não é o primeiro

O Washington Post não é o primeiro jornal a indicar um alinhamento político. O Wall Street Journal, por exemplo, é famoso por suas opiniões a favor do mercado.

No entanto, a preocupação é outra:

  • A proximidade de Bezos com Trump. O anúncio desta semana acende um alerta em relação à independência editorial e até quanto à credibilidade do jornal;
  • A “liberdade” citada por Jeff Bezos está em alta nas últimas semanas. Outros executivos e personalidades influentes do mundo da tecnologia passaram a defender a liberdade de expressão em detrimento da moderação de conteúdo e das preocupações com a desinformação;
  • Zuckerberg é um exemplo. Saiba mais aqui.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.