EUA: Comitê da Câmara intima big techs sobre censura

Jim Jordan busca informações sobre como empresas como Google, Meta e TikTok lidam com leis de censura de outros países
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 28/02/2025 13h30
Logos de big techs
(Imagem: Ascannio / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente do Comitê Judiciário da Câmara nos Estados Unidos, Jim Jordan, enviou intimações a oito grandes empresas de tecnologia, incluindo Alphabet (controladora do Google), Meta, Amazon, Apple, Microsoft, TikTok, X e Rumble, solicitando mais informações sobre suas comunicações com governos estrangeiros relacionadas a preocupações sobre censura nos EUA, revela a CNBC.

As intimações, feitas na última quarta-feira (26), visam investigar como governos estrangeiros podem estar restringindo o acesso dos americanos à liberdade de expressão e qual a possível colaboração ou incentivo da administração Biden-Harris nesses esforços.

Jordan mencionou a legislação internacional, como o Digital Services Act da União Europeia, o Online Services Act do Reino Unido, e as regulamentações sobre conteúdo ilegal e discurso de ódio no Brasil e na Austrália, como parte do contexto das investigações.

Leia Mais:

Em comunicado, ele declarou que o comitê busca entender em que medida essas empresas estão cumprindo leis de censura estrangeira, ordens judiciais e outros regulamentos impostos por governos estrangeiros, além de examinar qualquer correspondência interna relacionada ao assunto.

Investigações sobre censura em curso

  • A solicitação de informações também ocorre após a Comissão Federal de Comércio (FTC) lançar uma investigação sobre “censura tecnológica”,
  • A Comissão visa entender se as empresas violaram leis ao silenciar ou intimidar os americanos em suas opiniões.
  • Em 2023, o comitê republicano já havia intimado essas mesmas empresas, incluindo a Alphabet e a Meta, para entregar comunicações com o goveestarrno dos EUA relacionadas à censura, intensificando as acusações contra as grandes empresas de tecnologia sobre o controle de discurso nos Estados Unidos.
Regulamentações de outros países sobre empresas de tecnologia preocupam os EUA, que teme falta de liberdade de expressão – Imagem: Tada Images/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.